Concurso Câmara de Campo Grande MS: banca é contratada

Instituto Selecon é contratado como organizador do novo concurso para Câmara Municipal de Campo Grande. Edital previsto para outubro!

Autor:
Publicado em:27/10/2021 às 13:20
Atualizado em:27/10/2021 às 13:20

Mais um passo foi dado rumo à abertura do novo concurso para Câmara de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O Instituto Selecon foi contratado como organizador da seleção. O extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 27.

Reprodução Diário Oficial de Campo Grande de 27/10/2021

Com a assinatura do contrato, o Instituto Selecon e a Casa Legislativa devem definir o cronograma do concurso, com as datas de inscrições e provas, por exemplo.

Tais trâmites não devem demorar porque a previsão da própria Câmara é que o edital seja publicado ainda em outubro. O prazo foi passado à Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa da Casa.

O Instituto Selecon ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. A oferta do concurso Câmara de Campo Grande MS será de 15 vagas, sendo 12 para carreira de assistente administrativo (nível médio).

Também serão abertas duas oportunidades para tradutor de Libras (nível superior e Certificado de Tradutor e Interpretação de Libras) e uma para assistente social (nível superior na área). Os salários atuais não foram informados.

No dia 5 de outubro, a Câmara aprovou o projeto de lei 10.326/21 para criação do cargo de assistente social e alteração do quantitativo de vagas para assistente administrativo e intérprete de Libras. O que possibilitou a abertura do concurso público. 

Na votação do projeto, os parlamentares descaram a necessidade dos novos servidores diante do aumento da demanda de atividades, em audiências públicas, lives e outras agendas.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul já entrou com uma ação na Justiça pedindo que a Câmara fosse obrigada a demitir comissionados e abrir concurso para substituição.

Último concurso para Câmara ocorreu há quatro anos

Em 2017, foi realizado o último concurso para ingresso de efetivos na Câmara de Campo Grande. No total, foram disponibilizadas 70 vagas para 12 carreiras dos níveis médio, técnico e superior.

Um dos destaques foi assistente administrativo, carreira com vencimento-base inicial de R$1.672,27, na época, para uma jornada de 30 horas semanais. A exigência para concorrer foi o nível médio completo.

Houve também chances para técnico legislativo, redator, tradutor de libras, técnico administrativo, jornalista, publicitário, analista de sistema, contador, analista de controle interno, técnico em informática e técnico em Segurança do Trabalho.

Mais de 18 mil pessoas de inscreveram para o concurso. A banca organizadora foi a Fapec. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

As questões abordaram as disciplinas de: Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Básicos de Informática e Noções de Administração Pública. Foi classificado na objetiva quem conseguiu o mínimo de 50% do valor total da prova.

Para as carreiras de nível superior ainda foi exigida uma prova de títulos, de caráter classificatório. Nessa fase, os participantes foram pontuados pela especialização acadêmica e pela experiência profissional.

O concurso ficou válido por um ano, com chance de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado ficou válido, a Câmara de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, pôde convocar aprovados para suprir a necessidade de servidores.

Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos

No mês de janeiro de 2021, também foi aprovada a Lei Complementar nº 405, que institui o plano de carreira de procurador municipal da Câmara de Campo Grande MS. A partir disso, um novo concurso pode ser realizado para provimento do cargo.

De acordo com a Lei, que entrará em vigor em janeiro de 2022, os aprovados no futuro concurso serão lotados na Procuradoria Geral da Câmara. O regime de contratação será o estatutário, que garante a estabilidade dos servidores.

O cargo de procurador terá como requisitos: nível superior em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial será de R$10.325,21, podendo aumentar a partir das progressões. Ainda não há previsão de concurso para procuradores.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Confira os cursos preparatórios e comece já seus estudos!