Concurso Câmara de Campo Grande MS terá edital em outubro

Em resposta à Folha Dirigida, Câmara de Campo Grande revela que intenção é publicar edital de novo concurso ainda em outubro. Veja!

Autor:
Publicado em:15/10/2021 às 11:29
Atualizado em:15/10/2021 às 11:29

A Câmara de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, trabalha para publicar o edital de novo concurso público ainda em outubro. A informação foi confirmada à Folha Dirigida nesta sexta-feira, 15, pela Assessoria de Imprensa da Casa.

Em relação à banca organizadora, o setor informou que ainda encontra-se em processo de escolha. Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso Câmara de Campo Grande MS, como provas objetivas.

A oferta será de 15 vagas, sendo 12 para carreira de assistente administrativo (nível médio). Além de duas oportunidades para tradutor de Libras (nível superior e Certificado de Tradutor e Interpretação de Libras) e uma para assistente social (nível superior na área). Os salários atuais não foram informados.

No último dia 5 de outubro, a Câmara aprovou o projeto de lei 10.326/21 para criação do cargo de assistente social e alteração do quantitativo de vagas para assistente administrativo e intérprete de Libras. O que possibilitou a abertura do concurso público. 

Na votação do projeto, os parlamentares descaram a necessidade dos novos servidores diante do aumento da demanda de atividades, em audiências públicas, lives e outras agendas.

Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande
Câmara de Campo Grande prepara novo concurso para
efetivos (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul já entrou com uma ação na Justiça pedindo que a Câmara fosse obrigada a demitir comissionados e abrir concurso para substituição.

"Vamos criar cargos e, quando assumirem [os aprovados], teremos que exonerar os comissionados, até porque é um pedido do Ministério Público, e órgãos de controle”, destacou o presidente da Casa, durante a sessão do dia 5 de outubro.

Último concurso para Câmara foi realizado em 2017

O último concurso para Câmara de Campo Grande ocorreu em 2017. O edital trouxe a oferta de 70 vagas para 12 carreiras dos níveis médio, técnico e superior.

Um dos destaques foi o cargo de assistente administrativo, com vencimento-base inicial de R$1.672,27, na época, para uma jornada de 30 horas semanais. A exigência para se inscrever foi o nível médio completo.

Houve ainda chances para técnico legislativo, redator, tradutor de libras, técnico administrativo, jornalista, publicitário, analista de sistema, contador, analista de controle interno, técnico em informática e técnico em Segurança do Trabalho.

Mais de 18 mil pessoas de inscreveram para o concurso. Com organização da Fapec, os concorrentes foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

As questões foram sobre as disciplinas de: Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Básicos de Informática e Noções de Administração Pública. Foi classificado na objetiva quem conseguiu o mínimo de 50% do valor total da prova.

Para os cargos de nível superior ainda foi exigida uma prova de títulos, de caráter classificatório. Nessa etapa, os participantes foram pontuados pela especialização acadêmica e pela experiência profissional.

O concurso ficou válido por um ano, com chance de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado ficou válido, a Câmara de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, pôde convocar aprovados para suprir a necessidade de servidores.

Estude para novos concursos com a Folha Cursos

Em janeiro de 2021, também foi aprovada a Lei Complementar nº 405, que institui o plano de carreira de procurador municipal da Câmara de Campo Grande MS. Com isso, um novo concurso também pode ser realizado para provimento do cargo.

Segundo a Lei, que entrará em vigor em janeiro de 2022, os aprovados no futuro concurso serão lotados na Procuradoria Geral da Câmara. O regime de contratação será o estatutário, que garante a estabilidade dos servidores.

A carreira terá como requisitos: nível superior em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial será de R$10.325,21, podendo aumentar a partir das progressões. Ainda não há previsão de concurso para procuradores.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Confira os cursos preparatórios e comece já seus estudos!