Concurso Câmara de Aracaju-SE: seleção deve oferecer 139 vagas

O Presidente da Câmara de Aracaju, em Sergipe, se reuniu com deputados neste dia 25 para falar sobre a votação do novo organograma da Casa.

Autor:
Publicado em:25/06/2019 às 14:57
Atualizado em:25/06/2019 às 14:57

Na manhã desta terça-feira, 25, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale, se reuniu com os demais vereadores, para discutir sobre a aprovação do novo organograma da Casa. A seleção deverá oferecer 139 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Na ocasião, Nitinho esclareceu como ficará a questão da tabela salarial dos aposentados. As informações foram disponibilizadas no site da Câmara.

Segundo o vereador, foi feito um acordo com a Prefeitura de Aracaju e as diferenças salarias dos aposentados serão pagas pela própria câmara e não mais pela prefeitura. Nitinho aproveitou para reforçar sua expectativa pela aprovação do organograma.

“Espero que esse projeto seja aprovado nesta Casa o mais rápido possível para realizarmos o concurso público”, disse o presidente.

E complementou:

"Quero pedir a sensibilidade de todos para votarmos o organograma que será uma grande conquista para essa Casa Parlamentar”.

+ Concurso Câmara de Aracaju-SE: projeto de lei propõe novo edital

Pessoas assinando contrato
Presidente defende a aprovação da proposta para que possa ser
aberto um novo concurso (Foto: Pixabay)

Vereador fala sobre previsão de vagas e realização do concurso

Quem também concorda com a aprovação do novo organograma é o vereador Elber Batalha (PSB). Segundo ele, um resultado positivo na votação não só possibilitará a realização de um novo concurso, como vai gerar reconhecimento e ganhos nos salários dos servidores da ativa e aposentados.

“Nos tempos em que ninguém fala em reajuste de salários, a Câmara Municipal de Aracaju vai aprovar uma lei que vai gerar aumentos de 21% a 3%. Isso demonstra compromisso dos vereadores deste parlamento com os servidores públicos, fazendo justiça social”, defendeu.

Ainda de acordo com o que disse o vereador, o concurso deverá ter uma oferta de 139 vagas efetivas, distribuídas por diversas áreas.

“Cerca de 600 cargos em comissão serão extintos e teremos disponibilidade de cargos para enfermeiros, médicos, contador, advogados, jornalistas, dentre outros, além dos cargos de nível médio também.”

Elber ainda falou sobre a previsão do concurso, que deverá ser realizado ainda este ano.

“Conseguimos fechar o semestre com um saldo positivo bastante significativo e temos que ter orgulho disso. A partir de agora, deflagraremos uma agenda positiva com a realização deste concurso e daremos um mínimo conforto aos servidores com o reajuste salarial. Os servidores participaram efetivamente dessas discussões. Esse é um momento de vitória e conquista, e lutaremos para que o prefeito não vete este projeto”, reforçou.

+ É possível estudar para concurso público antes do edital. Saiba como!

Prepare-se para concursos

Botão com link para assinatura

Último concurso foi realizado há mais de 30 anos

A Câmara de Aracaju, na capital de Sergipe, não realiza concurso há mais de 30 anos. Inclusive, o órgão chegou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual para que uma nova seleção seja aberta.

Para isso, será preciso fazer essa atualização do organograma da Casa, para que possa ser identificada a existência das vacâncias. Na última semana, o presidente da Câmara, Nitinho Vitale, havia dito que a expectativa é de que os preparativos do concurso iniciem já no mês de julho.

Se o projeto for aprovado, o órgão instituirá uma comissão que ficará responsável por acompanhar e fiscalizar o andamento da seleção, desde a elaboração do projeto básico, até a homologação do concurso.

Depois disso, deverá ser definida a empresa que ficará responsável pela organização do concurso, em especial, as etapas de seleção. 

Os 13 passos de um concurso público. Entenda! [VIDEO id="7198"]