Concurso Câmara de Maceió AL: comissão organizadora é oficializada
Portaria que designa a comissão organizadora do concurso Câmara de Maceió AL é publicada nesta sexta-feira, 10. Veja os detalhes!
Autor:
Publicado em:10/03/2023 às 09:26
Atualizado em:10/03/2023 às 09:26
A Câmara Municipal de Maceió, em Alagoas, oficializou a comissão organizadora do seu novo concurso público. Os nomes dos integrantes foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira, 10.
A comissão é composta por um vereador, cinco servidores (sendo três comissionados e dois efetivos), além de representantes indicados pelo Ministério Público Estadual e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Alagoas.
O grupo será responsável por formalizar o estudo técnico preliminar e elaborar o termo de referência do concurso, isto é, o documento que reúne informações sobre vagas, cargos, estrutura de provas e cronograma previsto.
Também deverá acompanhar o processo de contratação de uma banca organizadora e a fiscalizar a aplicação das provas. Por mais que a comissão tenha sido oficializada nesta sexta, 10, já tinha se reunido anteriormente para as primeiras deliberações.
O Legislativo de Maceió apresenta diversos processos de aposentadorias de servidores em finalização. Segundo informações publicadas pelo portal Gazeta Web. mais de 40 funcionários já se aposentaram e mais de 100 estão em vias de ser.
“Os cargos vagos com essas aposentadorias coloca na pauta a realização do concurso público, que será, certamente, o maior concurso daquela Casa. Serão diversas vagas, inclusive na área jurídica, de procurador”, disse o promotor Marcus Rômulo , após a reunião.
Concurso Câmara de Maceió AL tem edital previsto para 2023
O presidente da Câmara de Maceió, Galba Novaes Netto, reconheceu que é necessário preencher as vacâncias da Casa. "Por isso, teremos um concurso público ainda neste ano", disse, em suas redes sociais .
No encontro no início de março, a comissão também decidiu pela contratação de uma banca organizadora de fora do estado, com reputação ilibada. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições do concurso, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Ainda não há informações sobre qual banca será contratada.
A previsão é de que o Poder Legislativo Municipal consiga concluir o concurso em 2023, para garantir a convocação dos aprovados antes do calendário eleitoral de 2024.
Último concurso Câmara de Maceió AL ocorreu em 2018
Desde 2018, a Câmara de Maceió AL não abre novos concursos para efetivos. Na ocasião, foi divulgado um edital para cargos de nível superior.
A seleção ofertou duas vagas para analista de controle interno e duas para analista de planejamento e orçamento. Além disso, ainda foi formado um cadastro de reserva. A remuneração de ambos os cargos foi de R$4.138,08.
Para se candidatar a analista de controle interno foi necessário ter ensino superior completo em Ciências Contábeis e registro de contador. Já para analista de planejamento e orçamento, foi preciso ser formado em Ciências Contábeis, Administração, Economia ou Direito.
Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. As disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Fundamentos de Administração Pública e Conhecimentos Específicos, com um total de 50 questões.
Conheça as atribuições de cada carreira do último concurso
Analista de Controle Interno
Registro da execução orçamentária e extra orçamentária; Verificação da existência, atualização e adequação dos registros dos Livros ou Fichas de controle orçamentário, do Diário, do Razão, do Caixa, dos Boletins de Tesouraria e dos livros da Dívida Ativa, em conformidade com as normas legais; Geração e consolidação dos demonstrativos contábeis, bem como a finalização da prestação de contas anual a ser encaminhada ao TCE-AL e etc.
Analista de Planejamento e Orçamento
Assessoramento na elaboração do PPA para o quadriênio seguinte e avaliação do PPA vigente, com proposição, se necessário, de revisões nas diretrizes estabelecidas no plano; Elaboração da proposta de LDO para o exercício seguinte e controle da execução do orçamento anual corrente, inclusive as modificações realizadas através da abertura de créditos adicionais; Assessoramento na elaboração da proposta da LOA e acompanhamento / controle de sua execução e etc.