Concurso Câmara de Manaus AM será aberto em março, diz presidente

Presidente da Câmara de Manaus confirma abertura do novo concurso no mês de março. Confira o que já se sabe da seleção!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:09/02/2024 às 11:18
Atualizado em:09/02/2024 às 12:01

O concurso Câmara de Manaus AM deve ser lançado em março. Essa foi a previsão passada pelo presidente da Casa, vereador Caio André, durante a primeira sessão ordinária de 2024, na quarta-feira, 7. 

“Desde o início do nosso biênio anunciamos que traríamos um concurso público para a Casa, que há muito não se vê, desde 2003. Em março vamos lançar o concurso, com o edital destacando a quantidade e quais vagas estarão disponíveis para a população e, assim, poderemos reoxigenar esse poder”, afirmou Caio André.

Anteriormente, o parlamentar havia informado que, em março, seria divulgado o número de vagas do concurso e a contratação da banca organizadora. Agora, ele afirmou que o edital deve ser publicado com todas as informações. 


Uma banca organizadora ainda será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas.


Os cargos, requisitos e salários do próximo edital ainda não foram revelados.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Câmara de Manaus AM prepara um novo concurso público

(Foto: Divulgação)


O presidente da Câmara também enfatizou que o concurso está sendo possível por conta de ações como a convocação de aprovados no edital anterior e a criação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que garante melhores condições para a aposentadoria de servidores que tanto já contribuíram.

“Muitos funcionários aderiram ao programa trazido por esta legislatura. O PAI valoriza o servidor que já prestou o serviço para o parlamento municipal e para sociedade manauara. Com essa adesão o servidor terá a oportunidade de se aposentar com o devido respeito, com o devido reconhecimento desta sociedade. Isso abrirá portas a este concurso público”, disse o presidente.

Segundo o parlamentar, concurso vai oxigenar o quadro de funcionários do Legislativo Municipal de Manaus, no Amazonas.

Resumo concurso Câmara de Manaus AM

  • Instituto: Câmara Municipal de Manaus
  • Situação atual: edital autorizado
  • Banca: a definir
  • Cargos: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Data da prova objetiva: a definir

+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso!

Concurso Câmara de Manaus AM é esperado desde 2014

Um novo concurso é esperado para a Câmara de Manaus desde 2014, que atua com um quadro de servidores defasado e formado ainda por comissionados. 


Em 2014, uma nova seleção chegou a ser anunciada e a Casa Legislativa aguardava um parecer do Senado Federal para a disponibilização do sinal aberto para a TV Câmara, onde os aprovados no concurso seriam lotados.


A expectativa era pela abertura de vagas nos cargos de cinegrafista, fotógrafo, produtor, apresentador, motorista, técnico de manutenção de rádio e TV, intérprete de libras.


Além de locutor, editor de imagem, operador de áudio, web designer, assistente administrativo e iluminador.

Último concurso para Câmara foi há mais de dez anos

O último concurso para ingresso na Câmara Municipal de Manaus foi realizado em 2003. Diversos aprovados só foram nomeados em outubro de 2023, dez anos depois, por questões judiciais.


Ao todo, 77 pessoas foram nomeadas. Com a ação, o presidente da Casa, vereador Caio André objetivou uma reparação histórica de duas décadas.

“Os 41 vereadores entendem que é importante que nós façamos essa reparação histórica, afinal esses aprovados têm direito da investidura no serviço público e, nós, à renovação do servidor, ampliando os direitos deles no Legislativo Municipal. Nós temos muitas ideias pela frente, como o Estatuto do Servidor Público Municipal, e temos também mais de 150 servidores com direito de aposentadoria”, ressaltou Caio André.

Uma das nomeadas foi a assessora pedagógica Jovana Cordeiro, 47 anos, aprovada para o cargo de agente administrativo. Ela prestou concurso para a CMM quando tinha apenas 27 anos, e conta que recebeu a notícia com surpresa.


“Acompanhei desde o início, quando o presidente Caio André falou que ia ter o concurso, porém havia esses entraves da Justiça. Recebi a notícia de forma muito inesperada, mas muito feliz, porque querendo ou não é um ótimo local de trabalho. Só temos que agradecer por terem conseguido realizar essa nomeação”, avaliou a aprovada.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Cargos

10
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso TRE Unificado - Aula de Direito das pessoas com Deficiência

Equipe Qconcursos