Concurso Câmara de Olinda PE: Instituto AOCP é escolhido como banca

A somente 7 km de Recife, a Câmara de Olinda define o Instituto AOCP como banca organizadora de seu novo concurso.

Autor:
Publicado em:02/04/2020 às 13:35
Atualizado em:02/04/2020 às 13:35

A Câmara Municipal de Olinda, na Região Metropolitana de Recife, deu um passo importante para abertura de novo concurso público. O Instituto AOCP foi escolhido como banca organizadora. A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de quarta-feira, 1º.

Com isso, o Instituto AOCP será o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas. A próxima etapa antes da publicação do edital é a assinatura de contrato entre as partes.

Depois dessa formalização, a Casa Legislativa e a banca poderão definir os últimos detalhes, como cronograma e conteúdo programático das provas. O órgão ainda não se manifestou oficialmente sobre um prazo para abertura da seleção.

Como adiantado na dispensa de licitação, o concurso Câmara de Olinda PE terá oferta de 14 vagas. Desse total, uma será para auxiliar legislativo – guarda legislativo e nove para técnico legislativo nas especialidades Administrativa, Contabilidade e Informática.

Além de quatro oportunidades para analista legislativo, nas áreas Jurídica, Controladoria Interna e Contabilidade. Os níveis de escolaridade ainda não foram informados, assim como os salários atuais.

Câmara de Olinda PE
Câmara de Olinda PE prepara novo concurso para ingresso de 
servidores efetivos (Foto: TCE PE)


A Câmara de Olinda, localizada a apenas 7 km de Recife, capital de Pernambuco, contrata pelo regime estatutário. Isto é, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor.

O aval para seleção foi concedido pelo presidente da Casa, Jorge Salustiano de Sousa Moura, em dezembro de 2019. Meses antes, o órgão já tinha formado a comissão organizadora do edital, cujas atribuições são a organização, acompanhamento e fiscalização das atividades durante toda seleção.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Resumo concurso Câmara de Olinda PE:

  • Órgão: Câmara Municipal de Olinda
  • Vagas: 14
  • Cargos: auxiliar, técnico e analista legislativo
  • Salários: não informados
  • Requisitos: não informados
  • Banca: Instituto AOCP
     

Último concurso Câmara de Olinda-PE ocorreu há cinco anos

Uma das razões para abertura de um novo concurso Câmara de Olinda-PE é a necessidade por servidores efetivos. A ideia é preencher cargos vagos por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral, tendo em vista que o último concurso ocorreu há cinco anos.

O edital do último concurso para ingresso na Câmara Municipal de Olinda foi publicado em 2015. Ao todo, foram oferecidas 23 vagas para carreiras de níveis médio e médio/técnico.

As oportunidades foram divididas entre técnico em contabilidade, agente técnico, agente administrativo e guarda vigilante. Os salários, na época, foram de R$1.400, exceto para o cargo de guarda vigilante, cujo valor era de R$1.300 para jornada de trabalho de 30 horas por semana.

A seleção teve o total de 6.259 inscritos. O cargo de agente técnico foi destaque, com 3.247 candidatos para somente 14 vagas disponíveis. ​Com a Consulplan como banca organizadora, todos foram convocados para etapa única: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

Os exames tiveram 40 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais e Específicos. Para ser classificado, foi necessário obter o mínimo de 50% do total de pontos.

A seleção teve prazo de validade de dois anos, cabendo prorrogação por mais dois. Durante esse período, a Casa pôde chamar aprovados para suprir o déficit deixado pelas saídas de profissionais do quadro de pessoal.