Após a publicação do primeiro edital do concurso da Câmara dos Deputados, uma pergunta passou a dominar as buscas e discussões entre os concurseiros: afinal, quando sairá o edital para o cargo de policial legislativo?
A carreira é uma das mais aguardadas da seleção, por reunir boa remuneração e estabilidade. A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida apurou e tem a resposta: Segundo fontes - as mesmas que anteciparam corretamente a publicação do edital antes da virada do ano -, o edital específico para o cargo de policial legislativo deve ser divulgado até o fim de janeiro.
"Esse edital será mais para frente, no final de janeiro", disse a fonte.
+ Comece a estudar para o concurso Câmara dos Deputados clicando AQUI!
O concurso da Câmara dos Deputados também terá vagas para o cargo de analista nas especialidades de Engenharia, Registro e Redação, Comunicação Social e Documentação e Informação. O Cebraspe também organizará essas seleções e o lançamento dos editais também ficará para 2026 (ainda sem prazo exato definido)
Por meio das redes sociais, a Câmara dos Deputados destacou que, para os demais cargos de analista, o órgão aguarda a conclusão das reorganizações em curso nas unidades administrativas para a revisão das demandas.
Somente após essa etapa, que deverá definir as vagas por áreas, o edital sairá.

Concurso Câmara dos Deputados terá edital de policial legislativo em janeiro (Foto: EBC)
Concurso Câmara dos Deputados já teve primeiro edital publicado
O edital do concurso da Câmara dos Deputados foi publicado com 140 vagas para os cargos de técnico e analista legislativo, ambos de nível superior, com remunerações iniciais que podem chegar a R$30.853,99.
As vagas se dividem entre as seguintes carreiras e especialidades:
- analista legislativo na especialidade de Processo Legislativo e Gestão: 35 vagas imediatas e 35 no cadastro de reserva
- técnico legislativo na especialidade de assistente legislativo e administrativo: 35 vagas imediatas e 35 no cadastro de reserva.
As inscrições estarão abertas de 5 a 26 de janeiro de 2026, pelo Cebraspe, e as provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 8 de março de 2026, em todas as capitais.
Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
As etapas serão aplicadas no dia 8 de março de 2026, em todas as capitais, nos seguintes turnos:
- manhã (duração de cinco horas): prova objetiva; e
- tarde (duração de três horas): prova discursiva.
O regime de contratação é estatutário, com estabilidade, e os aprovados atuarão em Brasília, além de contarem com benefícios como auxílio-alimentação e assistência médica e odontológica.















