"São duas notícias extraordinárias. Estamos mandando para a Câmara de Vereadores duas leis importantes: a primeira reorganiza o quadro de pessoal da Prefeitura e cria mil vagas para concurso. O tão sonhado concurso da Educação está prestes a acontecer", disse Wladimir.
A segunda medida atende a um pedido antigo dos auxiliares de secretaria: o prefeito determinou a elevação do nível desses profissionais da rede municipal de ensino.
De acordo com ele, a mudança beneficiará cerca de 210 servidores, que passarão do nível 7 para o nível 10.
O anúncio foi feito ao lado do vereador Marcelo Feres, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes RJ.
Criação das vagas é entrave para novo edital
Apesar do anúncio do concurso Campos dos Goytacazes RJ com mil vagas para professores ter sido feito ainda em julho, a publicação do edital segue condicionada à aprovação do projeto de lei que cria oficialmente os cargos.
Em agosto, a prefeitura já havia informado que a realização do concurso dependia dessa adequação legislativa, com o envio da minuta de lei à Câmara de Vereadores.
"Somente após a conclusão deste levantamento e encaminhamento da minuta de lei à Câmara, ambos previstos para ocorrerem no início de agosto, é que serão estabelecidos contornos mais precisos sobre as etapas do concurso propriamente dito", disse o município, em nota enviada à reportagem.
Enquanto isso, as tratativas com a banca organizadora já foram iniciadas, mas a oficialização do concurso ainda depende da autorização legislativa.
A banca escolhida será a responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as provas aos candidatos. O nome da instituição escolhida ainda não foi revelado.
MétodoQ é a solução para você não estudar mais sozinho. Conheça AGORA!

Prefeito encaminha PL que deve favorecer o novo concurso Campos dos Goytacazes RJ
(Foto: César Ferreira)
Prefeitura estuda aplicar PND no concurso Campos dos Goytacazes RJ
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes RJ aderiu à Prova Nacional Docente (PND), mas ainda analisa se o exame será incorporado ao próximo concurso para a área da Educação.
A PND foi criada pelo Governo Federal como instrumento para qualificar a seleção de professores e incentivar a abertura de concursos públicos na carreira docente.
Com a adesão, estados e municípios podem utilizar a avaliação como etapa única ou complementar nos processos seletivos de professores. As inscrições para a prova nacional permaneceram abertas até 30 de julho.
Em nota ao Qconcursos Folha Dirigida, a administração municipal informou que realiza uma análise técnica para definir se a inclusão da PND será viável no concurso previsto.
"A Prefeitura de Campos aderiu a Prova Nacional Docente (PND), contudo, ainda está sob análise criteriosa se esta metodologia se apresentará viável de ser utilizada no certame do magistério de Campos. Atualmente, estamos concluindo o levantamento das necessidades de recursos humanos na área da Educação", afirmou o município.
O prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, confirmou que o novo concurso Campos dos Goytacazes RJ contará com aproximadamente mil vagas para a Secretaria Municipal de Educação.
As oportunidades serão destinadas ao cargo de professor com jornada de 30 horas semanais, em diferentes disciplinas. A previsão é de que o edital seja publicado ainda no segundo semestre.
► Resolva questões do último concurso Campos dos Goytacazes RJ para educador social
Último concurso Campos dos Goytacazes RJ ofertou quase 300 vagas
O edital do último concurso Campos dos Goytacazes RJ foi publicado no final de 2023.
Ao todo, foram disponibilizadas 295 vagas para cargos de níveis médio e superior. A seguir, confira a distribuição por função:
Nível médio
- assistente de controle interno: 20 vagas imediatas e seis de cadastro reserva; e
- técnico fazendário: 15 vagas imediatas e 30 de cadastro reserva.
Nível superior
- analista de controle interno: quatro vagas imediatas e 20 de cadastro reserva;
- analista de sistemas: quatro vagas imediatas e 20 de cadastro reserva;
- auditor fiscal de tributos municipais: 35 vagas imediatas e 70 de cadastro reserva; e
- contador: 21 vagas imediatas e 50 de cadastro reserva.
O salário inicial dos cargos chegava a R$4.219,14. O aprovado também teve direito a vale-transporte e benefícios como:
- auxílio-alimentação (conforme faixa salarial);
- desenvolvimento funcional, mediante progressão no padrão de vencimento, conforme legislação em vigor; e
- gratificações e adicionais, entre outros benefícios existentes no Estatuto do Servidor ou que vierem a ser criados, mediante atendimento às condições previstas em lei.
Com organização do Instituto Consulplan, os candidatos foram avaliados por provas objetivas.
Também em 2023, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes abriu concurso com 780 vagas para guardas municipais.
