O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, esteve na sede do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Pública) na segunda-feira, 25, para tratar sobre o novo concurso do município.
Rodrigo Pinheiro, junto à Chefe de Gabinete, Alana Aline, e o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo, foram recebidos na sede do Ibam, no Rio de Janeiro, pela Superintendente do Instituto, Cláudia Ferraz.
“Avançamos nas tratativas e mais um importante passo foi dado para a realização de um Concurso Público em Caruaru, para várias áreas. Em breve teremos mais novidades sobre o concurso”, disse o prefeito em suas redes sociais.
Pinheiro explicou que ainda não pode falar sobre o número de vagas porque aguarda a conclusão do estudo. Porém, ele já antecipou ao portal JC que:
"Será o maior concurso de Caruaru e a área que terá maior número de vagas será da educação... com vagas para professores". O maior concurso que já foi realizado na cidade foi em 2012 e teve 600 vagas.
Caso a contratação do Ibam seja formalizada, o Instituto ficará responsável por receber as inscrições do concurso. Além de viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.

para tratar de novo concurso (Foto: Reprodução Instagram)
Em fevereiro, a Prefeitura de Caruaru anunciou um pacote de novos concursos com 387 vagas. Confira a distribuição:
Secretaria de Saúde
- 100 vagas para agente de combate às endemias;
- 30 vagas para agente comunitário de saúde.
Secretaria de Educação e Esportes
-
230 vagas para professores de Escola de Tempo Integral.
Secretaria de Fazenda
-
4 vagas para auditor fiscal.
Secretaria de Ordem Pública
-
23 vagas para guardas municipais.
Ainda não se sabe se tal oferta será mantida ou ampliada.
Aprovada criação de 300 vagas para Educação de Caruaru PE
Em junho, a Câmara Municipal de Caruaru, em Pernambuco, aprovou o Projeto de Lei nº 943/2022, que dispõe sobre a criação de 300 vagas para preenchimento por concurso público. Tais oportunidades serão para professores da rede municipal de ensino.
Serão 150 vagas para professor I e 150 para professor II. O concurso Caruaru PE, a ser realizado, terá como objetivo aumentar a força de trabalho para alavancar o aprendizado dos estudantes.
O vereador Jorge Quintino (Solidariedade) celebrou a conquista.
"É uma vitória histórica, depois de muitas lutas e negociações. Após 16 anos sem concurso para professores, agora temos 300 vagas criadas, o que será um avanço para a educação em Caruaru", comentou.
Com a aprovação do projeto de lei para criação de vagas para professores, é possível que a oferta para a Secretaria de Educação e Esportes seja ampliada. Ou ainda que o quantitativo de 300 docentes seja preenchido no decorrer do prazo de validade do concurso.
Último concurso Caruaru PE foi realizado em 2018
O último concurso para Prefeitura de Caruaru foi destinado à Guarda Municipal. O edital, divulgado em 2018, disponibilizou 50 vagas imediatas para o cargo.
Para se candidatar foi preciso atender aos seguintes requisitos: ensino médio completo, idade mínima de 18 anos completos na data da posse, Carteira Nacional de Habilitação (categoria AB) e altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres).
A remuneração inicial, na ocasião, foi de R$1.398,99 para jornada de trabalho de 44 horas por semana. A banca organizadora do concurso foi a Upenet (Concursos da Universidade de Pernambuco).
O concurso Guarda de Caruaru PE foi composto pelas seguintes etapas: prova objetiva, avaliação de exames de saúde, exames de capacidade física e avaliação psicológica. Os classificados ainda foram submetidos a um curso de formação.
Na prova de conhecimentos objetiva, por exemplo, os candidatos tiveram que responder a 60 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 15 questões;
- Matemática: 10 questões;
- Código de trânsito brasileiro: 10 questões;
- Informática: 10 questões;
- Direitos e garantias fundamentais: 15 questões.