Um novo concurso da Casa da Moeda foi solicitado pelo Departamento de Produtos Gráficos e Cartões (Deger) e pode entrar em pauta. O pedido é para o provimento de 39 vagas efetivas.
Em uma nota técnica encaminhada ao diretor vice-presidente de Operações, e acessada pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, o Deger solicita a aprovação para a contratação de:
- 37 técnicos operacionais; e
- 2 analistas de gestão.
Ambas as contratações são para o próprio departamento, com o objetivo de recompor e adequar as equipes às necessidades operacionais, considerando também os novos negócios em desenvolvimento na Casa da Moeda.
"A expectativa, com a reoxigenação do quadro de efetivo operacional do DEGER, poderá permitir o avanço das ações de transferência de conhecimento especializado às atuais equipes produtivas, a modernização do efetivo operacional, a viabilização da ampliação da carteira de produtos, e a absorção de novos negócios potenciais, como os selos de conformidade do Inmetro e iniciativas de exportação de passaportes semiacabados a outros países, dentre outras. Além disso, com a renovação do efetivo operacional, haverá redução do custo direto marginal da folha mensal do departamento, tornando-se este custo mais eficiente através do ganho de produtividade do novo efetivo operacional recentemente contratado", diz um trecho da análise.
O setor ainda destaca que, no período entre 2019 e 2024, houve uma redução de 40% no número de empregados, mas ressalta que nesse período não houve diminuição significativa no portfólio de produtos.
Após as análises apresentadas, o Deger solicita a realização de um novo concurso público.

Último concurso Casa da Moeda teve a validade prorrogada
Em junho deste ano, a Casa da Moeda prorrogou por mais um ano o prazo de validade do seu último concurso. A seleção, portanto, ficará vigente até 2026, o que permite que mais aprovados sejam convocados.
Apesar da decisão da empresa, a prorrogação não impede que um novo concurso seja realizado. Isso porque os cargos solicitados pelo Departamento de Produtos Gráficos e Cartões (Deger) são diferentes dos oferecidos na seleção anterior.
O concurso anterior, realizado em 2023, teve um total de 68 vagas para cargos de níveis médio/técnico e superior, com salários iniciais que podiam chegar a R$9 mil.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
- Nível médio/técnico: vagas para o cargo de técnico de segurança.
- Nível superior: vagas para o cargo de analista de produção.
Do total, 54 vagas eram para contratação imediata e 14 para formação de cadastro de reserva.
É importante ressaltar que a lotação dos aprovados no concurso da Casa da Moeda é na cidade do Rio de Janeiro. Devido à sua localização, a empresa oferece transporte aos contratados para o deslocamento entre suas residências e o local de trabalho, e vice-versa.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Novo concurso Casa da Moeda é solicitado para cargos de técnico e analista
(Foto: Divulgação)
Esta matéria está em atualização.
