Concurso CBMERJ com 800 vagas tem cronograma alterado

Os candidatos do concurso CBMERJ, com vagas para soldados e sargentos músicos, devem ficar atentos ao novo cronograma de aplicação do TAF.

Autor:Juliana Goes
Publicado em:30/05/2023 às 10:18
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Os candidatos do concurso CBMERJ, que conta com 800 vagas para soldados e sargentos músicos, devem ficar atentos ao cronograma da seleção. O documento foi retificado na última segunda-feira, 29.


Conforme mudanças divulgadas no site do Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS), organizador, o edital de convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) segue previsto para ser publicado no dia 14 de junho.


No entanto, o exame será aplicado nos dias 17 e 18 de junho, e não mais apenas em uma data, como estava previsto. O resultado preliminar desta etapa segue marcado para o dia 5 de julho.


Já os recursos serão aceitos nos dias 8 e 9 de julho. Após essa etapa, o cronograma segue sem alterações, com as convocações para o Teste de Habilidade Específica (THE).


Vale lembrar que a próxima divulgação está marcada para esta quarta-feira, 31, com a publicação do gabarito definitivo das provas objetivas. O resultado final desta primeira etapa será divulgado no dia 14 de junho.



Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso CBMERJ tem cronograma do TAF alterado (Foto: Rogerio Santana)

Concurso CBMERJ com 800 vagas está em andamento

No momento, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro seleciona para o preenchimento de 800 vagas, sendo 670 para soldados e 130 para sargentos músicos.


Finalizadas em março deste ano, as inscrições foram abertas a pessoas com idade mínima de 18 anos, no momento da nomeação, e até 32 anos, na data de abertura do processo (23 de janeiro de 2023), além de escolaridades que variaram conforme a especialidade, sendo elas:

  • condutor e operador de viaturas: nível médio completo e CNH nas categorias D e E.
  • pedreiro, bombeiro hidráulico, lanterneiro, lanterneiro (pintor de automóveis), serralheiro e borracheiro: curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional pelo MEC.
  • mestre-de-lancha: Carteira de Habilitação do Amador (CHA) na categoria mínima de Arrais-Amador. 
  • demais especialidades: curso técnico na respectiva área, expedido por instituição reconhecida pelo MEC.

Os salários iniciais para soldados serão de R$2.791,72. O valor não contempla a gratificação de habilitação profissional, a ser acrescida aos vencimentos em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.


As outras 130 oportunidades são para sargentos músicos também contam com os mesmos requisitos em relação à idade dos soldados. No entanto, os candidatos devem apresentar curso técnico na respectiva área. Os salários serão de R$5.056,46