Concurso CBMERJ: o que diz especialista após provas irregulares?

Especialista explica o que candidatos podem fazer após irregularidades em provas do concurso CBMERJ, com 800 vagas para soldados e músicos.

Concursos Abertos
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:15/05/2023 às 15:07
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10

No último dia 30 de abril, foram realizadas as provas objetivas do concurso CBMERJ, que conta com 800 vagas para soldados e sargentos músicos.


O exame, que foi aplicado por meio do Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS), foi marcado por irregularidades, citadas por diversos participantes da seleção.


Na redes sociais, candidatos relataram problemas de organização, fiscalização e, principalmente, questões contendo o próprio gabarito no caderno de provas.


Até o momento, a banca não se pronunciou, enquanto o CBMERJ enviou a seguinte nota:


"O CBMERJ esclarece que existe uma empresa contratada para conduzir o concurso público da corporação, o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS), que inclusive já realizou com sucesso dezenas de outros concursos de governos, prefeituras, fundações e conselhos por todo Brasil. Portanto, essas perguntas (sobre as provas) devem ser direcionadas à organizadora do concurso".


Segundo o professor de Direito e apresentador do programa O Especialista no Youtube da Folha Dirigida, Alexandre Prado, os candidatos podem recorrer ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).


"Se tem provas, (é o momento de) encaminhar ao Ministério Público. O Ministério Público já tem uma ação judicial. Mas isso não impede que você, que se sentiu prejudicado, ingresse com sua ação. O objeto da ação do MP é um, o seu é relativo a outras circunstâncias, (como) situações que foram registradas em ata ou respostas que vieram marcadas em uma prova de concurso. Isso não tira o seu direito individual de ter acesso à justiça", indica o professor.



Por parte da banca e cronograma do concurso, o gabarito definitivo deverá ser publicado no dia 31 de maio, com o resultado das provas e prazo para recursos contra essa etapa.


Os classificados em até três vezes o número de vagas para cada concorrência, na prova objetiva, serão convocados, no dia 14 de junho, para o Teste de Aptidão Física (TAF).


O exame está previsto para 18 de junho, contendo flexão/isometria de braços na barra fixa, flexão de tronco (abdominal), corrida de 2.400 metros e natação.


Os aprovados nos cargos de sargento músico e soldados, nas especialidades de corneteiro e marítimo, realizarão o Teste de Habilidade Específica (THE).


Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.


Concurso CBMERJ com 800 vagas está em andamento


No momento, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro seleciona para o preenchimento de 800 vagas, sendo 670 para soldados e 130 para sargentos músicos.


Finalizadas em março deste ano, as inscrições foram abertas a pessoas com idade mínima de 18 anos, no momento da nomeação, e até 32 anos, na data de abertura do processo (23 de janeiro de 2023), além de escolaridades que variaram conforme a especialidade, sendo elas:


  • condutor e operador de viaturas: nível médio completo e CNH nas categorias D e E.
  • pedreiro, bombeiro hidráulico, lanterneiro, lanterneiro (pintor de automóveis), serralheiro e borracheiro: curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional pelo MEC.
  • mestre-de-lancha: Carteira de Habilitação do Amador (CHA) na categoria mínima de Arrais-Amador. 
  • demais especialidades: curso técnico na respectiva área, expedido por instituição reconhecida pelo MEC.


Os salários iniciais para soldados serão de R$2.791,72. O valor não contempla a gratificação de habilitação profissional, a ser acrescida aos vencimentos em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.


As outras 130 oportunidades são para sargentos músicos também contam com os mesmos requisitos em relação à idade dos soldados. No entanto, os candidatos devem apresentar curso técnico na respectiva área. Os salários serão de R$5.056,46.