O estado entrou com um recurso para derrubar a ordem judicial, que atendia pedido do Ministério Público.
A decisão, assinada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, destaca que "há de se levar em consideração os prejuízos que seriam causados ao erário e aos demais candidatos o adiamento da prova, em data tão próxima de sua realização". Com isso, fica mantida a realização da prova do concurso com 800 vagas no Corpo de Bombeiros neste domingo, 30.
MPRJ pediu suspensão das provas. Entenda!
O Poder Judiciário acatou um recurso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e suspendeu, na última sexta-feira, 28, as provas do concurso, marcadas para domingo, 30.
Na Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPRJ, o edital do concurso configura ato discriminatório e inconstitucional ao exigir exame médico para HIV como requisito.
Por conta disso, o MPRJ pediu o adiamento das provas e a reabertura das inscrições. Na última quinta, 27, a juíza Beatriz Estefan Prestes, da 7ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital, deferiu, parcialmente, o pedido do MPRJ.
Na decisão da juíza, não caberia adiar as provas e reabrir as inscrições do concurso, considerando que o MP sustentou a existência de candidatos já portadores do vírus HIV, que deixaram de realizar a inscrição em razão de tais exigências, mas não extraiu dos autos qualquer materialidade dessas alegações.
O MPRJ apresentou recurso, que foi aceito nesta sexta-feira, 28, pela desembargadora Mônica Feldman de Mattos. Conforme a decisão, as provas de domingo, 30, deverão ser adiadas e o prazo de inscrições reaberto por cinco dias.
Veja o que diz o CBMERJ
Em resposta à Folha Dirigida na sexta, 28, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio informou que respeitava a decisão, mas que, em consideração aos mais de 41 mil inscritos, estava com equipe reunida com procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), buscando a melhor forma para manter a realização do certame.
A PGE-RJ, portanto, conseguiu manter a aplicação das provas para este domingo, 30.
Confira detalhes das provas do concurso Bombeiros RJ
O concurso CBMERJ será composto por prova objetiva, TAF, teste de habilidades específicas, exames de saúde, documental e de títulos.
Até o momento, a prova objetiva segue marcada para o próximo domingo, dia 30, em turnos distintos (veja as orientações). Os candidatos deverão responder a 60 questões, que serão distribuídas da seguinte forma:
Serão considerados reprovados aqueles que obtiverem menos de 30 pontos na prova de conhecimentos e não acertarem ao menos uma questão de cada disciplina.
Serão convocados para o TAF os classificados em até três vezes o número de vagas para cada concorrência. O exame está previsto para 18 de junho, contendo flexão/isometria de braços na barra fixa, flexão de tronco (abdominal), corrida de 2.400 metros e natação.
Por sua vez, o THE será aplicado exclusivamente para os cargos de sargento músico e para soldados nas especialidades de corneteiro e marítimo.
Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Resumo sobre a seleção
Concurso CBMERJ oferece 800 vagas
Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro seleciona para o preenchimento de 800 vagas, sendo 670 para soldados e 130 para sargentos músicos.
Finalizadas em março deste ano, as inscrições foram abertas a pessoas com idade mínima de 18 anos, no momento da nomeação, e até 32 anos, na data de abertura do processo (23 de janeiro de 2023), além de escolaridades que variaram conforme a especialidade, sendo elas:
Os salários iniciais para soldados serão de R$2.791,72. O valor não contempla a gratificação de habilitação profissional, a ser acrescida aos vencimentos em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.
As outras 130 oportunidades são para sargentos músicos também contam com os mesmos requisitos em relação à idade dos soldados. No entanto, os candidatos devem apresentar curso técnico na respectiva área. Os salários serão de R$5.056,46.