Inicialmente, o prazo de validade expiraria em 23 de fevereiro de 2025, mas agora a seleção ficará vigente até 23 de fevereiro de 2026.
Veja a seguir a portaria de prorrogação do concurso CBMERJ:

Com a prorrogação, o CBMERJ poderá convocar mais aprovados ao longo desse período, aproveitando a lista de classificados que ainda não realizaram o curso de formação.
Publicado em janeiro de 2023, o edital do concurso CBMERJ trouxe 800 vagas. Desse total, 670 foram para soldados e 130 para sargentos músicos.
Abaixo, veja a distribuição por qualificação e subespecialização:
Para o cargo de soldado, o edital trouxe oportunidades para pedreiro, eletricista, bombeiro hidráulico, carpinteiro, pintor, condutor e operador de viaturas, mecânico, lanterneiro, serralheiro, borracheiro e técnico em telefonia.
Assim como técnico em radiofonia, eletrotécnico em telecomunicações, corneteiro e mestre de lancha.
Já no caso do sargento músico, as profisisonais admitidos foram para clarinetista, flautista, flautinista, saxofonista, fagotista, oboísta, trompetista, trombonista, bombardino, tubista, trompista e contrabaixista.
Além de percussionista, pianista, violinista, violista e violoncelista.
Requisitos do concurso CBMERJ
Em 2023, os requisitos variaram conforme o cargo. No entanto, para todos, foi exigida uma idade mínima de 18 anos no momento da nomeação e até 32 anos no dia de abertura das inscrições.
Já as escolaridades foram de acordo com especialidade, sendo:
- condutor e operador de viaturas: ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D e E.
- pedreiro, bombeiro hidráulico, lanterneiro, lanterneiro (pintor de automóveis), serralheiro e borracheiro: curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, reconhecido pelo MEC.
- mestre-de-lancha: Carteira de Habilitação do Amador (CHA) na categoria mínima de Arrais-Amador.
- demais especialidades: curso técnico na respectiva área, expedido por instituição reconhecida pelo MEC.
Para os sargentos músicos, além da idade mínima de 18 anos no momento da nomeação e até 32 anos no dia de abertura das inscrições, também era exigido o curso técnico na respectiva área.
► Veja entrevista exclusiva com o porta-voz do CBMERJ
Como foram as provas do concurso CBMERJ?
Os candidatos do concurso CBMERJ foram avaliados por meio de várias etapas, incluindo prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), teste de habilidades específicas, quando couber, exame de saúde, exame documental e de títulos, nos casos previstos no edital.
A prova objetiva contou com 60 questões, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa (15 questões);
- Raciocínio Lógico (15); e
- Conhecimentos Específicos (30).
Foram reprovados os candidatos que obtiverem menos de 30 pontos na prova de conhecimentos e não acertarem ao menos uma questão de cada disciplina
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

Novo concurso CBMERJ tem edital em aprovação e deve ocorrer brevemente
(Foto: CBMERJ)
Novo concurso CBMERJ tem edital iminente
Com banca contratada e preparativos avançados, um novo concurso CBMERJ está iminente. O edital já está em fase de aprovação e pode ser publicado a qualquer momento.
Recentemente, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida obteve informações exclusivas de que a minuta do edital estava pronta, tendo sido enviada à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para validação.
De acordo com o Idecan, organizador, após a análise da PGE, o documento passou por adequações e agora está no setor Jurídico para avaliação.
Em seguida, o documento passará novamente pela PGE, antes da sua divulgação. As atualizações foram passadas em 6 de fevereiro.
Este novo concurso contará com 144 vagas para soldado bombeiro militar, com atuação na área de Busca e Salvamento. Para concorrer, os candidatos deverão ter o ensino médio completo.
A seleção já foi autorizada pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Das oportunidades, 20% serão destinadas a negros e indígenas, enquanto 10% serão reservadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. O restante será preenchido por meio da ampla concorrência.
Atualmente, um soldado bombeiro militar recebe R$2.956,43 durante a formação.
Após a conclusão do curso, a remuneração passa para R$5.233,88, tornando o concurso uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na corporação. Confira aqui os detalhes!
