Concurso CBMERJ: edital de soldado avança e chega ao Jurídico

Após passar pela PGE, o edital de soldado do concurso CBMERJ teve avanços e chegou ao setor Jurídico. A publicação oficial não deve demorar. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:06/02/2025 às 16:58
Atualizado em:06/02/2025 às 17:41

O novo concurso CBMERJ teve mais um avanço e está com o edital iminente para o cargo de soldado. O documento já se encontra no setor Jurídico e pode ser publicado em breve.


Nesta quinta-feira, dia 6, o Idecan confirmou as informações com exclusividade ao Qconcursos Folha Dirigida.


No final de janeiro, a banca revelou que a minuta do edital já estava aprovada, mas havia sido encaminhada à Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) para aprovação final.


Segundo o Idecan, após análise da PGE, o documento passou por adequações e agora está no setor Jurídico para avaliação. Em seguida, o documento passará novamente pela PGE antes da sua divulgação.


Apesar desse avanço, a banca informou que ainda não há uma data definida para a publicação.

"Ainda não tem previsão, mas provavelmente não deve demorar", disse a banca à reportagem.

Vale destacar que, atualmente, todas as tratativas pendentes referem-se ao edital, pois o contrato entre o Idecan e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já foi formalizado.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Concurso CBMERJ tem 144 vagas confirmadas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro teve seu novo concurso público oficialmente autorizado em outubro, conforme despacho assinado pelo governador Cláudio Castro e publicado no Diário Oficial.


A seleção contará com 144 vagas para soldado bombeiro militar, com atuação na área de Busca e Salvamento. Para concorrer, os candidatos devem ter o ensino médio completo.


Do total de oportunidades, 20% serão destinadas a negros e indígenas, enquanto 10% serão reservadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. O restante será preenchido por meio da ampla concorrência.


Vale lembrar que a possibilidade do concurso foi antecipada pelo Qconcursos Folha Dirigida em abril, quando o CBMERJ iniciou o processo de escolha da banca organizadora, mesmo sem a autorização oficial.


Atualmente, um soldado bombeiro militar recebe R$2.956,43 durante a formação. Após a conclusão do curso, a remuneração passa para R$5.233,88, tornando o concurso uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na corporação. Confira aqui os detalhes!


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!

Após passar pela PGE, edital do concurso CBMERJ chega ao Jurídico e pode sair em breve

(Foto: CBMERJ)


É importante citar que o CBMERJ tinha a intenção de publicar o edital e aplicar as provas ainda em 2024. No entanto, o atraso na definição da banca organizadora acabou comprometendo esse planejamento.


Agora, com o contrato formalizado, o edital do concurso para soldado bombeiro militar pode ser divulgado a qualquer momento, trazendo todas as diretrizes da seleção.


Paralelamente, a corporação segue com outro concurso em andamento, desta vez para oficial, com 50 vagas disponíveis. As provas objetiva e de redação, de responsabilidade do DSEA/UERJ, serão aplicadas no dia 22 de fevereiro.


Concurso CBMERJ: resolva questões grátis e treine para as provas


Concurso CBMERJ de soldado: veja a estrutura das provas

A estrutura da prova do concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro também já está definida. As informações acerca das etapas constam no documento preparatório usado na escolha da banca.


Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva com 60 questões, distribuídas da seguinte forma:

  • 30 questões de Língua Portuguesa;
  • 30 questões de Matemática.

Cada questão apresentará cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Segundo o estudo técnico, as provas serão aplicadas de forma regionalizada, contemplando diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro.



Além da prova objetiva, o concurso contará com outras etapas eliminatórias e classificatórias. Veja a seguir:

  • Prova prática
  • Apneia voluntária em repouso
  • Apneia voluntária em movimento
  • Nado livre
  • Flutuação
  • Teste de Aptidão Física (TAF)
  • Corrida de meio fundo, realizada em pista de atletismo com 400 metros
  • Flexão e extensão de membros superiores (MMSS), realizadas em barra fixa cilíndrica com diâmetro entre 3 e 3,5 cm
  • Flexão abdominal
  • Exame de saúdeAvaliação de títulos


Veja dicas do preparados Elon Júnior para se dar bem no TAF: