Exclusivo! Concurso CBMERJ para o CFO tem 5 bancas na disputa
O novo concurso CBMERJ, para o CFO 2025, avançou na escolha da banca e conta com 5 instituições na disputa. Confira os nomes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/05/2024 às 15:28
Atualizado em:09/05/2024 às 16:32
As bancas interessadas em organizar o próximo concurso CBMERJ, para o CFO, já enviaram suas propostas, que serão avaliadas pela equipe examinadora da corporação. Veja a seguir os nomes das cotadas!
Com exclusividade, Folha Dirigida por Qconcursos confirmou que cinco bancas organizadoras estão no páreo, sendo elas:
Instituto Selecon;
IUDS;
Instituto AOCP;
Fundação Getúlio Vargas; e
Instituto Avalia
Todas as cinco enviaram suas propostas técnica-orçamentárias. A escolhida será aquela de melhor técnica e preço, de acordo com as regras acordadas no termo de referência.
A Diretoria-Geral de Apoio Logístico solicitou que as propostas sejam encaminhadas para análise e, posteriormente, o próprio setor concluirá o processo por meio de análise.
Após o parecer da Diretoria, será estabelecida uma ordem de classificação entre as empresas, tendo como base a tabela de pontuação.
A melhor classificada será habilitada e contratada para executar o concurso CBMERJ para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 2025.
No mês passado, Folha Dirigida por Qconcursos revelou, com exclusividade, que o processo de escolha da banca havia iniciado. A banca contratada ficará responsável em receber as inscrições e aplicar as provas.
Vale reforçar que, até 2021, as seleções para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro eram feitas por meio do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Porém, com o aumento no número de inscritos, a corporação optou por contratar uma banca para realizar sua própria prova. Em 2022/2023 e 2024, a FGV foi a escolhida para organizar a seleção. Agora, a banca disputa o edital de 2025.
Novo concurso CBMERJ para oficiais tem previsão de 50 vagas
(Foto: Divulgação)
Concurso CBMERJ para o CFO terá 50 vagas
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao termo de referência, que é usado pelas bancas para o envio de suas propostas. O documento confirma a previsão de 50 vagas e a estimativa de, pelo menos, 50 mil inscritos.
Cabe destacar que os concursos CBMERJ, para oficiais, ocorrem anualmente, por isso, é comum o processo de escolha da banca ser realizado com antecedência.
Em seguida, a corporação deverá seguir em busca da autorização junto ao Conselho Fiscal e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Inclusive, o último concurso para oficiais (CFO 2024) ainda está em andamento. A seleção reúne mais de 31 mil inscritos e também oferta 50 oportunidades.
As provas foram aplicadas no dia 21 de abril, com os gabaritos sendo divulgados no dia seguinte.
Os candidatos responderam a 100 questões de múltipla escolha. No entanto, o termo de referência do próximo edital traz uma mudança com relação ao quantitativo de perguntas.
De acordo com o documento, o CFO de 2025 poderá ter provas com a seguinte estrutura:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês) e Literatura: 25 questões;
Matemática: 15 questões;
História, Geografia, Filosofia e Sociologia: 20 questões; e
Química, Física e Biologia: 15 questões.
O novo formato de provas contaria com 75 questões, além de uma de redação em Língua Portuguesa sobre Atualidades.
As provas são realizadas no Estado do Rio de Janeiro.Também seguem previstas outras etapas, como:
Para ingressar na carreira de oficiais do Corpo de Bombeiros, o candidato deve preencher os seguintes requisitos:
ter nível médio completo; e
ter idade entre 18 e 32 anos(considerada a data até o dia anterior ao 33º aniversário do candidato).
A remuneração inicial é de R$4.227,16, sendo composta pelo valor do soldo acrescido das gratificações e adicionais atinentes ao cargo.
Novo concurso CBMERJ para 144 vagas inicia preparativos
Além do novo concurso para CFO, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também deu início aos estudos para um novo concurso CBMERJ, com 144 vagas.
A informação foi divulgada, com exclusividade, pela Folha Dirigida por Qconcursos.
A corporação deseja o provimento imediato de144 vagas no cargo de soldado bombeiro militar, na qualificação de Busca e Salvamento.
A carreira tem como exigência o nível médio completo. O documento não relvela se seráaplicado limite de idade. Atualmente, os soldados devem ter, pelo menos, 18 anos e, no máximo, 32 anos.