Concurso CBMERJ de oficiais pode voltar ao vestibular da UERJ
Com banca organizadora já definida, o concurso CBMERJ pode ter mudanças e voltar ao Vestibular da Uerj. Confira os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/10/2024 às 17:07
Atualizado em:15/10/2024 às 17:23
Novidade importante para os candidatos do concurso CBMERJ que almejam uma vaga no Curso de Formação de Oficiais (CFO) para o ano de 2025: há a possibilidade de uma reviravolta, com o retorno da seleção ao Vestibular da Uerj.
Com exclusividade, o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso a um ofício em que o diretor-geral de Administração e Finanças, coronel Rodrigo de Jesus Maia, levanta a hipótese de um acordo com a instituição.
"Com os cumprimentos em estilo, encaminhamos o presente processo após tomarmos ciência de que existe a possibilidade de celebração de um acordo entre a Sedec e a UERJ para que o processo seletivo de ingresso no CFO seja conduzido pela UERJ", diz o documento.
Segundo o coronel, caso o acordo seja firmado, a contratação de uma banca organizadora será considerada "desnecessária".
A demanda foi encaminhada ao setor de Gestão de Pessoas para que informe se a corporação manterá o interesse na contratação da banca ou dará seguimento ao interesse da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
A escolha por uma banca organizadora vinha reforçando o novo formato adotado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro nos últimos três anos.
Isso porque, até 2021, as seleções para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro eram conduzidas por meio do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Entretanto, após a pandemia e com o aumento no número de inscritos, a corporação optou por contratar uma banca organizadora para realizar seu próprio exame.
Nos concursos de 2022/2023 e 2024, a FGV foi a escolhida para organizar a seleção. Para o CFO de 2025, o Instituto AOCP foi o selecionado, com a contratação em andamento.
Agora, resta saber qual será a decisão da direção: manter a realização do concurso com uma banca externa ou retornar ao modelo anterior, utilizando o Vestibular da Uerj.
Aproveite a melhor assinatura pelo melhor preço e garanta sua estabilidade na carreira pública.Acesse aqui e confira!
Novo concurso do CBMERJ para oficiais pode voltar a ser organizado pela Uerj
Acessado pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, o termo de referência usado no processo de escolha da banca confirma que haverá, do total de vagas previstas, uma reserva de:
20% para candidatos negros e indígenas; e
10% para candidatos hipossuficientes economicamente.
Outra informação confirmada pela corporação é a de receber, pelo menos, 50 mil inscritos nesta próxima seleção para o CFO.
Para ingressar na carreira de oficiais do Corpo de Bombeiros, o candidato deve preencher alguns requisitos:
ter nível médio completo; e
ter idade entre 18 e 32 anos (considerada a data até o dia anterior ao 33º aniversário do candidato).
A remuneração inicial é de R$4.227,16, sendo composta pelo valor do soldo acrescido das gratificações e adicionais atinentes ao cargo.
Segundo o termo de referência utilizado na escolha da banca organizadora, a nova estrutura proposta seria a seguinte:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês) e Literatura: 25 questões;
Matemática: 15 questões;
História, Geografia, Filosofia e Sociologia: 20 questões;
Química, Física e Biologia: 15 questões.
No total, a prova objetiva contará com 75 questões, além de uma redação em Língua Portuguesa com foco em temas da atualidade.
As avaliações deverão ocorrer no Estado do Rio de Janeiro, conforme previsto no termo de referência.
Além da prova objetiva e redação, o concurso manterá as etapas tradicionais, incluindo o Teste de Aptidão Física (TAF), exame de saúde, exame documental e a etapa de heteroidentificação fenotípica.
Veja dicas do preparados Elon Júnior para se dar bem no TAF: