Concurso CG DF: órgão fala sobre aval e previsão de edital

A Controladoria-Geral do DF falou à reportagem da Folha Dirigida sobre o concurso previsto e autorizado pelo governo. Confira!

Autor:
Publicado em:19/03/2021 às 09:30
Atualizado em:19/03/2021 às 09:30

Com aval confirmado pelo secretário de Economia, a reportagem da Folha Dirigida questionou à Controladoria Geral do Distrito Federal sobre a previsão de edital do concurso CG DF. Veja o que respondeu o órgão!

De acordo com a controladoria, ainda não há previsão para quando será a realização do novo concurso, mesmo com a recente autorização.

Além disso, o órgão pontuou que informações adicionais como vagas, requisitos, salários e benefícios, bem como o cronograma, somente serão confirmados após a possível publicação do edital, em breve.

Veja a resposta da Controladoria Geral do DF:

"A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) informa que, apesar da autorização para concurso concedida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2021, ainda não há previsão para a realização do certame em questão. Informações sobre quantitativo de vagas e valor da remuneração serão divulgadas somente quando houver publicação de edital."

A Controladoria do DF também não informou quando pretende adotar medidas para a realização deste novo concurso. Ao que tudo indica, o órgão ainda não trabalha internamente para divulgar essa seleção de forma imediata.

Vale lembrar que não somente a previsão pela LDO, mas recentemente o órgão recebeu aval da Secretaria de Economia, junto com outras 13 carreiras, sendo na CG DF para:

Mas, é importante mencionar que a publicação ainda especifica que a realização dos concursos e provimento das vagas dependerá, também, de um novo aval prévio da pasta, já que consta:

"A realização dos concursos a que se refere o art. 1° depende de manifestação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinadas às Secretarias Executivas desta Pasta."

O provimento dos cargos autorizados pela pasta estão condicionados à:

  • existência de vagas no cargo no qual se dará o provimento;
  • ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições, até o término do período de restrição imposto pelo art. 8º da Lei Complementar nº 173/2020; e
  • adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A Economia esclarece que o quantitativo de vagas imediatas e cadastro de reserva serão os previstos nos processos indicados, de acordo com todos os termos da portaria.

(Foto: Marcelo Ferreira)
CG DF tem aval para novo concurso de auditor de controle interno
(Foto: Marcelo Ferreira)

Comissão do concurso CGDF já foi formada

Embora o órgão tenha negado a previsão de concurso, por ora, vale lembrar que em 2018 foi formada comissão organizadora e a CG DF deu início ao processo de escolha da banca.

Mas, com três anos, ainda não se sabe se este grupo e processo serão mantidos. É possível que essa comissão não esteja mais em validade e que o órgão opte por um novo grupo.

Dessa forma, o processo de escolha da banca deve ser retomado do início. É importante destacar que tais informações foram confirmadas pela Assessoria de Comunicação Social do órgão, naquela época.

De acordo com o órgão, a comissão responsável estava em fase de finalização do termo de referência que seria utilizado para contratar a banca. Mas, até o momento nenhuma empresa foi escolhida

Também não havia sido definida a modalidade para contratar a empresa responsável. Além disso não havia previsão de quando o edital do concurso da Controladoria-Geral do DF seria publicado.

Não há previsão de lançamento de edital, tendo em vista que ainda está se estruturando a contratação da banca organizadora do concurso.

Concurso CG DF tem previsão de ofertar 234 vagas de auditor

A Assessoria de Comunicação da Controladoria confirmou, também em 2018, o quantitativo de vagas. Estavam previstas para serem oferecidas 234 vagas de auditor de controle interno.

Do total, 87 ficariam destinadas a um provimento imediato e as demais 147 seriam para formar um cadastro de reserva. O quantitativo foi aprovado pelo Comitê de Políticas de Pessoal do órgão.

É provável, no entanto, que essa oferta seja ainda maior, a depender do aval dado pelo Governo do DF e das vacâncias que o órgão vai precisar suprir.

O que é preciso para concorrer?

A carreira exige graduação em qualquer área e promete atrair um bom número de candidatos. A remuneração inicial gira em torno de R$12.800, além dos benefícios que serão oferecidos aos servidores como auxílio-alimentação e transporte.

O concurso CG DF consta na LDO 2021. Mas, houve uma grande mudança, após a LDO. O quantitativo de vagas foi reduzido e agora constam apenas 43 vagas.

Pode ser que, por exemplo, as demais convocações ocorram por meio de um cadastro de reserva, que pode ser preenchido durante todo o prazo de validade. 

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.