Concurso CGU: MGI recusa pedido para chamada de excedentes
O pedido enviado pela Controladoria-Geral da União para chamar excedentes do concurso CGU não foi atendido pelo MGI. Saiba mais detalhes!
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:22/03/2024 às 10:09
Atualizado em:22/03/2024 às 10:33
O pedido da Controladoria-Geral da União para a chamada de excedentes do concurso CGU foi negado. Segundo o órgão, o Ministério da Gestão e Inovação devolveu a solicitação sem atendimento.
"(...) o MGI restituiu a demanda diante da impossibilidade de atendimento ao requerimento enviado", disse.
Portanto, a CGU não tem previsão de convocar mais aprovados, até o momento.
Validade do concurso CGU ainda pode ser prorrogada
A CGU ainda pode seguir lutando pela chamada de aprovados. Mas, para isso, primeiro terá que decidir sobre a continuidade do atual concurso, já que o prazo de validade está próximo de expirar.
O concurso foi realizado em 2022 e tem vigência até junho deste ano.
Se decidir prorrogar a validade, a CGU poderá ter concurso válido até 2026. De acordo com o ministro Vinícius Marques de Carvalho, ainda não há decisão sobre a prorrogação do prazo.
Caso não prorrogue a seleção, para chamar aprovados a CGU terá que realizar um novo concurso público. Sobre essa demanda, também foi encaminhado um pedido de autorização no ano passado.
"(...) informamos que a Controladoria-Geral da União encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI, no prazo legal, novo pedido de autorização para realização de concurso público", disse a CGU.
Segundo a CGU, o objetivo é "o fortalecimento da capacidade institucional deste órgão da Administração Pública Federal direta."
Vale lembrar que todos os órgãos federais têm até 31 de maio para enviar suas demandas ao governo. Se aprovadas, poderão ser autorizadas a qualquer momento.
O presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, falou sobre a necessidade da convocação de mais aprovados e da quantidade de servidores que já cumprem os requisitos para aposentadoria.
“20% da força de trabalho da CGU está em abono permanência. E agora o governo tem aí uma boa oportunidade para, em parte, recompor o quadro de pessoal e fortalecer o órgão”, destacou Cerqueira.
Ainda segundo o presidente do sindicato, o quantitativo de servidores já empossados "foi insuficiente para recompor a força de trabalho do órgão, que atualmente opera com menos da metade da dotação legal."
Veja como foram as provas do concurso CGU
Os candidatos do concurso CGU 2022 foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, sendo:
manhã, das 8h às 12h30: prova objetiva de Conhecimentos Básicos e prova discursiva;
tarde, das 15h às19h: provas objetivas de Conhecimentos Específicos e de Conhecimentos Especializados.
Os exames ocorreram em Brasília, Porto Alegre, Recife, São Paulo e em todas as capitais da Região Norte do país: Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Porto Velho, Boa Vista e Palmas.