Conforme antecipado pela Folha Dirigida por Qconcursos, o concurso CGU foi prorrogado por mais dois anos e ficará válido até 13 de junho de 2026.
A decisão de prorrogar a validade do último edital foi antecipada à reportagem na última semana.
Conforme antecipado pela Folha Dirigida por Qconcursos, o concurso CGU foi prorrogado por mais dois anos e ficará válido até 13 de junho de 2026.
A decisão de prorrogar a validade do último edital foi antecipada à reportagem na última semana.
Com exclusividade, a CGU disse que havia uma avaliação positiva sobre a decisão de prorrogar o concurso.
A Controladoria-Geral da União trabalha com a expectativa de poder contar com mais aprovados.
"A CGU pretende prorrogar a validade do concurso vigente, pelo período de dois anos. Há uma avaliação positiva sobre a decisão, que será publicada no início do mês de junho de 2024", disse o órgão à Folha Dirigida por Qconcursos.
A portaria que prorroga a validade do concurso CGU 2021 foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 5. Veja aqui!
O documento está assinado pelo ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Controladoria-Geral da União informou que foi encaminhado um pedido de autorização para o provimento adicional de aprovados, que constam no cadastro de reserva do último concurso.
A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), pasta responsável pelas autorizações no atual governo.
O pedido da CGU é para o aproveitadmento de 78 excedentes, sendo 60 auditores e 18 técnicos.
Recentemente, o órgão tentou a chamada de excedentes junto ao MGI, mas teve o seu pedido negado pela pasta. Agora a CGU enviou uma nova solicitação com menos vagas.
Até o ano passado, a CGU já tinha nomeado mais de 400 aprovados no último concurso.
Último concurso CGU é prorrogado por dois anos
(Foto: Divulgação)
Inclusive, no ano passado, um pedido de novo concurso CGU foi encaminhado, mas não foi autorizado. O órgão tem o costume de encaminhar solicitações para novos editais, anualmente, ao governo.
Portanto, é certo que em 2024 também tenha encaminhado uma nova solicitação. A CGU, no entanto, não tem o costume de revelar quantas vagas foram solicitadas.
Todos os órgãos federais tiveram até 31 de maio para enviarem suas demandas ao governo. Se aprovadas pelo MGI, as vagas poderão ser autorizadas a qualquer momento.
Realizado em 2021, o concurso CGU já realizou o provimento de todas as vagas imediatas oferecidas em edital.
Tais nomeações foram autorizadas pelo extinto Ministério da Economia, sendo equivalentes à oferta do edital de abertura, sendo:
O edital do concurso CGU foi publicado em dezembro de 2021, com oferta para técnicos e auditores, de níveis médio e superior.
Na época, o ex-presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, comentou sobre a necessidade da convocação de mais aprovados e a quantidade de servidores que já cumpriam os requisitos para a aposentadoria.
“20% da força de trabalho da CGU está em abono permanência. E agora o governo tem aí uma boa oportunidade para, em parte, recompor o quadro de pessoal e fortalecer o órgão”, dissa Cerqueira.
Segundo o representante sindical, o quantitativo de servidores empossados "foi insuficiente para recompor a força de trabalho do órgão", que, na ocasião, já operava com menos da metade da dotação legal.
O processo de um concurso público é cheio de termos técnicos e específicos. Baixe o e-book gratuito “Dicionário dos concursos” e compreenda exatamente o que está escrito nos editais. Acesse aqui!
Salário
Até R$ 19.197,06Cargos
2Vagas
201