O que esperar da prova do Instituto Selecon para o Concurso Clin-RJ?

Professor analisa perfil da banca do concurso Clin-RJ e dá dicas aos interessados na seleção. Resolução de questões é o melhor caminho.

Autor:
Publicado em:20/01/2020 às 08:00
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10

De acordo com o professor Mauro Lasmar, o Instituto Selecon é uma banca versátil, que se adapta a cada seleção. Além de saber calibrar bem o nível de dificuldade das questões em função do tipo de concurso. 

Desse modo, o que se espera para as provas do concurso Clin-RJ são questões mais objetivas, sem textos muito longos.
 

“Faz toda a diferença conhecer (o perfil da banca). O candidato pode se preparar fazendo questões anteriores de qualquer concurso da banca, mas dentro do programa do concurso Clin-RJ.”


Para Lasmar, o nível de dificuldade da prova será fácil. Diante disso, uma boa alternativa para os concurseiros é se dedicar à resolução de questões. No entanto, o estudo deve ser feito de maneira estratégica, considerando o tempo até a realização da prova.

Um conselho do professor é o candidato iniciar à preparação resolvendo questões muito fáceis acerca dos assuntos dispostos no conteúdo programático e ir aumentando o nível de dificuldade aos poucos.

Ainda segundo o professor, é válido incluir na rotina de estudos a resolução de questões de concursos anteriores da Clin-RJ, mesmo sendo de outras bancas. Mas o candidato não deve demandar muito tempo de estudo a isso.
 

“Melhor fazer questões da própria banca, mesmo de outros concursos, com nível de dificuldade fácil e muito fácil”, destacou.


Também não é preciso se preocupar em encontrar outras organizadoras que costumam ter um perfil semelhante ao do Instituto Selecon. O importante nesse momento é fazer as questões dentro dos tópicos do programa.
 

“Comece pelas questões muito fáceis e aí quando estiver bem nessas passa para as fáceis, depois para as médias e assim sucessivamente”, reforçou.


Concurso Clin-RJ terá mais de uma etapa de seleção


Os candidatos às vagas de nível fundamental, aprovados na prova objetiva, ainda serão submetidos a um teste de aptidão física. O exame será composto por quatro testes, todos de caráter eliminatório. 

Os testes consistirão em: flexão abdominal, flexão de cúbitos, corridas de velocidade e resistência. Mais detalhes sobre as regras de execução de cada exercício podem ser consultados no subitem 9.6.1 do edital.
 

enlightened O que é cobrado no TAF para gari do concurso Clin-Rj? Confira!


Os aprovados ainda serão convocados para a fase de prova prática, marcada para 14 de abril. Por fim, haverá um exame psicotécnico, a ser realizado no dia 25 de abril. O resultado final do concurso está programado para sair em 8 de maio. A convocação para o processo admissional terá início a partir do dia 9 de maio.
 

Clin-RJ
Concurso Cin-RJ oferece vagas de níveis fundamental e superior 
(Foto: Divulgação)


Clin-RJ poderá convocar aprovados além do número de vagas imediatas


O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogáveis por igual período. A expectativa é que ao longo desse prazo sejam convocados mais aprovados, além do número de vagas imediatas.

O presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes,, inclusive, já falou sobre a oportunidade de reforçar os quadros da instituição, com excedentes (aprovados além das vagas imediatas) do concurso.
 

"A companhia tem 1.453 garis em atividade atualmente. O último concurso para gari na Clin foi realizado em 2015, com o preenchimento de 80 vagas. Será uma ótima oportunidade para reforçarmos nosso quadro de funcionários. Além disso, serão 300 vagas de cadastro de reserva válido por dois anos", disse Fróes.


A secretária de conservação e serviços públicos, Dayse Mosasse, reforçou que a Clin-RJ é uma das companhias mais importantes da cidade 'contribuindo para a conservação e limpeza, além de garantir melhor qualidade de vida para a população'.
 

"O concurso será muito positivo. O reforço no efetivo terá papel importante também no projeto de Zeladoria que a Clin e Seconser iniciaram este ano, principalmente porque tivemos um aumento de ruas pavimentadas em bairros como Cafubá, Fazendinha, Piratininga e Boa Vista. Temos a varrição mecanizada, mas é sempre importante o olhar específico do gari para uma manutenção mais minuciosa", destacou a secretária.