Concurso CNMP 2023: locais de prova saem na quinta-feira, 6
Conselho Nacional do Ministério Público divulga edital com regras para aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso CNMP. Veja!
Autor:
Publicado em:05/04/2023 às 08:20
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
O edital de convocação para as provas do concurso CNMP 2023 foi publicado nesta quarta-feira, 5, no Diário Oficial da União. De acordo com o documento, os candidatos poderão verificar os locais onde realizarão as avaliações a partir de quinta, 6 de abril.
A consulta será feita pelo site do Cebraspe, organizador da seleção, mediante preenchimento dos dados informados na inscrição. Confira o edital de convocação na íntegra clicando no botão abaixo:
As provas do concurso para o Conselho Nacional do Ministério Público estão marcadas para o dia 16 de abril, em Brasília.
No turno da manhã será a vez dos candidatos ao cargo de analista (nível superior). Serão aplicadas provas objetivas e discursivas a partir das 8h.
Já no período da tarde, às 15h, serão realizadas as avaliações para o cargo de técnico (nível médio). Nesse caso, serão cobradas apenas questões objetivas.
Concurso para o CNMP terá provas no dia 16 de abril (Foto: Divulgação)
A orientação da banca organizadora do concurso é que os candidatos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Será necessário levar:
Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
Comprovante de inscrição;
Documento de identidade original.
Será eliminado quem, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, óculos escuros, lápis, marca-texto, borracha, acessórios de chapelaria.
O concurso permite que o concorrente leve água e lanche para o decorrer das avaliações, desde que estejam em recipientes ou embalagens fabricadas com material transparente.
Saiba como serão as provas do concurso CNMP
Os candidatos do concurso CNMP deverão responder a 120 questões, no estilo CERTO ou ERRADO, sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos.
Confira quais serão as disciplinas cobradas em Conhecimentos Gerais para todos os cargos:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Legislação Institucional;
Noções de Administração Financeira e Orçamentária;
Noções de Informática (exceto para as especialidades de analista - Desenvolvimentos de Sistemas e Suporte e Infraestrutura);
Língua Inglesa (somente para as especialidades de analista - Comunicação Social, Desenvolvimentos de Sistemas e Suporte e Infraestrutura);
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Administrativo.
Os Conhecimentos Específicos variam de acordo com a carreira escolhida. O conteúdo programático completo está disponível no edital.
A prova discursiva para analista do CNMP consistirá na redação de um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas relacionados a Atualidades.
A seleção terá também teste de aptidão física (TAF) para o cargo de técnico do CNMP, na especialidade de Segurança Institucional. A data da aplicação da etapa, que ocorrerá em Brasília/DF, será divulgada em breve pelo órgão.
Veja a distribuição por cargo e nível de escolaridade:
Técnico do CNMP (nível médio):
Técnico Administrativo: 6 vagas mais cadastro de reserva;
Técnico de segurança institucional: cadastro de reserva.
Analista do CNMP (nível superior):
Analista jurídico: 1 vaga mais cadastro de reserva;
Analista de Arquivologia: cadastro de reserva;
Analista de Comunicação Social: cadastro de reserva;
Analista de Contabilidade: cadastro de reserva;
Analista de Engenharia Civil: cadastro de reserva;
Analista de Estatística: cadastro de reserva;
Analista de Gestão Pública: 1 vaga mais cadastro de reserva;
Analista de Desenvolvimento de Sistemas: 1 vaga mais cadastro de reserva;
Analista de Suporte e Infraestrutura: cadastro de reserva.
No caso de técnico de segurança institucional, além do nível médio, é exigida Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "D" ou "E".
As remunerações são de R$7.591,36 para técnicos e R$12.455,30 para analistas. A lotação será no edifício-sede do CNMP, em Brasília/DF.
A contratação será pelo regime estatutário, que garante a estabilidade no cargo público. O concurso tem reserva para candidatos com deficiência e negros.