Concurso Colégio Naval 2020 altera vagas para adequar salas de aula

A Marinha do Brasil decidiu alterar o número de vagas do concurso para o Colégio Naval. Medida visa adequar instalações para alunos.

Autor:
Publicado em:26/06/2020 às 10:26
Atualizado em:26/06/2020 às 10:26

Após ter alterações no cronograma, o concurso para o Colégio Naval passou por mais uma retificação. Desta vez, a Marinha do Brasil decidiu modificar o número de oportunidades oferecidas.

[tag_teads]

Agora, o edital de abertura contempla 129 vagas, sendo 26 reservadas aos candidatos negros. A Administração Naval tomou essa medida considerando a adequação de suas instalações de sala de aula, visando manter o bem estar dos alunos diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Isso porque, dentre as prevenções tomadas contra o contágio da doença está o distanciamento social, que tem como objetivo diminuir a curva de contaminação.

A decisão foi divulgada por meio de um edital de retificação assinado pelo Capitão de Mar e Guerra Francisco André Barros Conde, publicado no Diário Oficial da União na manhã desta sexta-feira, 26 de junho.

Com o prazo de inscrições encerrado em abril, os candidatos devem ficar atentos e continuar acompanhando o site do órgão, já que um novo calendário de atividades ainda será definido oportunamente. 

Durante este período, os participantes devem continuar se preparando, dentro do possível, para conseguir uma boa colocação no concurso.
 

Concurso Colégio Naval 2020 altera vagas para adequar salas de aula (Foto: Divulgação)
Concurso Colégio Naval 2020 altera vagas para adequar salas de aula
(Foto: Divulgação)


Os aprovados em todas as etapas ingressarão no colégio em 2021

O Colégio Naval, situado em Angra dos Reis, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, oferta 129 vagas para candidatos de nível fundamental. A seleção visa recrutar alunos para a graduação posterior na Escola Naval. Os aprovados em todas as etapas, dentro do número de vagas, ingressarão no colégio em 2021.

Podem concorrer apenas candidatos do sexo masculino, com idade mínima de 15 anos e máxima de 18 anos completos até o dia 1º de janeiro de 2021. 

A Marinha ainda pede que os candidatos e futuros alunos não sejam casados e nem tenham constituído união estável, permanecendo assim durante todo o curso de formação.
 


Avaliação do concurso Marinha será realizada em diversas etapas 

O concurso do Colégio Naval é realizado anualmente e costuma ter o mesmo formato. Os candidatos são avaliados por meio de diversas etapas de seleção, sendo divididas em provas escritas e eventos complementares.

As provas escritas terão caráter eliminatório e classificatório, e estão agendadas para acontecer na primeira quinzena de julho, em data a ser confirmada posteriormente. Serão dois dias, divididos pelas seguintes disciplinas:

1º dia: Matemática (20) e Inglês (20); e
2º dia: Português (20), Estudos Sociais (12) , Ciências (18), e a Redação.

Os habilitados nessa etapa serão chamados para a realização dos eventos complementares, que serão divididos pelas seguintes fases:

  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso;
  • Avaliação Psicológica;
  • Verificação de Documentos; e
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

A última etapa será composta pelo período de adaptação, que está previsto para 10 a 31 de janeiro de 2021. O início do curso de formação está programado para o dia 1º de fevereiro do referido ano.

O período de adaptação objetiva preparar os futuros alunos para as atividades acadêmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o ciclo escolar. Já no “Curso de Preparação de Aspirantes”, terão uma formação equivalente ao ensino básico em nível médio, além do Ensino Militar-Naval.
 


Resumo do concurso Colégio Naval

  • Órgão: Marinha do Brasil - Colégio Naval
  • Vagas: 129
  • Requisito: nível fundamental
  • Inscrição: 16/03 a 16/04
  • Taxa: R$65
  • Prova: Data a definir