O processo de inscrição seria encerrado no último dia 21, mas foi prorrogado até às 23h59 do próximo domingo, dia 30 de abril. Os interessados devem se inscrever no site dos Correios. Não há taxa para participação.
Com vagas em diversas regiões do país (anexo I do edital), o candidato deverá escolher o município e o turno ofertado pelos Correios para realização do programa de aprendizagem.
Para concorrer, os jovens devem estar cursando, no mínimo, o 9º ano do nível fundamental ou frequentando a escola, caso não tenham concluído o nível médio. Além disso, é preciso ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação.
Processo seletivo terá quatro etapas
O processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios será composto por quatro etapas, sendo elas:
inscrições, de caráter classificatório;
comprovação de requisitos, com caráter eliminatório;
exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório; e
contratação.
O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela etapa teórica, com curso de aprendizagem profissional de 120 horas, a ser realizado nas dependências de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira, e pela etapa prática, que ocorrerá nas instalações dos Correios.
As oportunidades são para quem deseja se formar nos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística. A formação técnico-profissional poderá ser realizada na modalidade presencial ou a distância.
Os aprovados serão contratados por prazo determinado, com duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos, tendo sua anotação na Carteira de Trabalho.
Os selecionados receberão um salário mínimo-hora, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios.
Concurso Correios está no radar do Governo Federal
A realização de um novo concurso Correios está no radar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Segundo a estatal, orientações são aguardadas por parte do Ministério do Planejamento.
A pasta, que é comandado pela ministra Simone Tebet, tem como função planejar a administração governamental, assim como os custos e a viabilidade orçamentária de projetos.
Mesmo tendo um trâmite diferente para realizar concursos, caso o concurso Correios seja aprovado pelo Planejamento, ainda assim caberá à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o aval para a seleção.
"Não sei quem fica na primeira leva ou na segunda leva, mas já tem uma lista ali", disse.
Até o momento apenas uma autorização foi publicada no Diário Oficial da União, sendo ela a do Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI), com 814 vagas para analista, tecnologista e pesquisador.
Já de acordo com o assessor especial da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Celso Cardoso Júnior, cerca de 8 mil vagas em concursos federais devem ser autorizadas até julho, para áreas prioritárias e com maior necessidade de servidores.
Desta forma, quem deseja se preparar para um futuro edital dos Correios deve ficar atento às carreiras de ingresso e seus requisitos e salários. Confira abaixo!
Carreira de nível médio
Agente de Correios
A carreira de ingresso tem como principal missão executar as atribuições pertinentes aos serviços das áreas Operacional, Comercial e de Suporte. Neste caso, o candidato pode ser aprovado para as seguintes funções:
Carteiro;
Operador de Triagem e Transbordo (em extinção);
Atendente Comercial; e
Suporte.
Salário inicial: a partir de R$2.179,25
Carreira de nível superior
Analista de Correios
A carreira de ingresso para quem tem o nível superior tem como principal missão aplicar conhecimentos técnicos de sua especialidade, visando à otimização dos resultados e aprimoramento dos padrões de trabalho de sua área de atuação.
Neste caso, o candidato pode concorrer para as seguintes especialidades:
administrador;
advogado;
analista de sistemas;
arquiteto;
assistente social;
bibliotecário;
contador;
economista;
engenheiro;
estatístico;
museólogo;
pedagogo;
psicólogo; e
técnico em Comunicação Social.
O concurso também pode oferecer vagas para cargos específicos dos Correios, como: auxiliar de enfermagem do trabalho; técnico de segurança do trabalho; analista de saúde; enfermeiro do trabalho; engenheiro de segurança do trabalho; e médico do trabalho.