A resolução 42 da CGPAR foi citada como uma restrição, limitando a destinação de recursos financeiros de apenas 1% para as progressões salariais anuais da folha de pagamento.
Isso levanta preocupações na categoria sobre como um novo plano de carreiras pode impactar negativamente as progressões salariais dos trabalhadores.
Na reunião de terça, 30, também foi enfatizada a derrubada da CGPAR 42, pois ela se mostra como um entrave significativo para os interesses dos trabalhadores.
A falta de clareza sobre o concurso público também foi ressaltada, já que a empresa não apresentou prazo, quantidade de vagas ou um projeto claro, alegando a necessidade de um novo PCCs.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Reunião entre direção dos Correios e Findect discute concurso e PCCs
(Foto: Findect)
A Findect, por sua vez, destacou a importância de respeitar os trabalhadores, que enfrentam mais de uma década sem reposição de vagas.
A ausência de contratações resultou em uma drástica redução do efetivo, de 127 mil para 80 mil, evidenciando a necessidade urgente de medidas concretas por parte da direção dos Correios.
Presidente dos Correios confirma concurso em 2024
No dia 25 de janeiro, em evento comemorativo ao Dia do Carteiro e da Carteira, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, anunciou a realização de um novo concurso ainda em 2024.
"Iniciamos um grupo de trabalho para discutir PCCs (Plano de Cargos e Carreiras). Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar um concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa", disse o presidente.
O número de vagas, os cargos, requisitos e salários ainda não foram revelados.
Durante o evento, o presidente ainda ressaltou as conquistas junto aos sindicatos, que enfatizou o reajuste salarial e a retirada dos Correios do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do antigo Ministério da Economia, que reunia estatais a serem privatizadas.
Correios confirma preparativos para novo edital
Após o presidente afirmar que o concurso Correios será aberto este ano, a estatal confirmou que um novo edital está em estudo. Ações prévias estão sendo executadas para preparar o provimento de pessoal.
As informações foram passadas à Folha Dirigida por Qconcursos pela Assessoria de Imprensa dos Correios. Confira a nota:
“A realização do concurso público encontra-se em estudo. Os Correios estão executando ações prévias no sentido de preparar a empresa para o provimento de pessoal. Mais informações serão divulgadas oportunamente”.
Os Correios já somam mais de 7 mil cargos vagos. O quantitativo foi informado à Folha Dirigida por Qconcursos pelo MGI no mês de julho de 2023.
Conforme a pasta, o quadro da estatal conta com 86.700 empregados, mas tem um quantitativo máximo de 94.490 aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Sest/MGI).
A carência reforça a necessidade de um novo edital para a recomposição do quadro.
Resumo concurso Correios
- Instituto: Correios
- Situação atual: diálogo com o Governo Federal
- Banca: a definir
- Cargos: a definir
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Vagas: a definir;
- Remuneração: R$2.179,25.a R$6.333,54
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso!
Último concurso Correios ocorreu em 2011
Os dois últimos editais do concurso Correios foram divulgados em 2011. Na época, foram disponibilizadas 9.190 vagas, em diversas carreiras de níveis médio e superior.
Foram registradas 1.120.318 inscrições, sendo 1.051.256 somente para o cargo de agente de Correios, com demanda de 126 candidatos por vaga.
O Cebraspe foi o organizador do concurso. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, além de uma avaliação de capacidade física laboral para candidatos a carteiro e operador de triagem e transbordo.
Para o cargo de agente de Correios, por exemplo, as provas objetivas apresentaram 60 questões com a seguinte divisão:
- Informática: 20 questões;
- Matemática: 20 questões; e
- Português: 20 questões.
Para os demais cargos, as provas tiveram 120 questões no formato "certo" ou "errado", sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Específicos.
Na parte de Conhecimentos Básicos, o concurso Correios de 2011 exigiu as disciplinas de:
- Português (exceto para formados em Letras);
- Informática (exceto para Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Sistemas e Suporte a Sistemas, e Engenheiro – Engenharia de Redes);
- Inglês; e
- Administração Pública.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!