Concurso Correios: sindicato pede mais vagas e novos editais

Sindicato encaminha ofícios ao presidente e pede a ampliação das vagas, além de novo concurso Correios para os cargos não ofertados. Veja!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:01/11/2024 às 14:56
Atualizado em:01/11/2024 às 15:25

A Findect voltou a pressionar a empresa em busca da ampliação das vagas do concurso Correios 2024. Além disso, o sindicato solicita que outros cargos também sejam incluídos, ainda que por meio de novos editais.


Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 30, a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect) destacou que o aumento no número de vagas do concurso atual visa reduzir a sobrecarga de trabalho e aprimorar o atendimento à população.


Dessa forma, a categoria enviou dois ofícios ao presidente dos Correios, Fabiano Silva:

  1. Solicitação de abertura de concurso público para os cargos de atendente comercial e operador de triagem e transbordo; e
  2. Adequação do anexo I - quadro de vagas do concurso público edital nº 270/2024.

No primeiro ofício, a Findect reforça a necessidade urgente pela abertura de concurso público para esses dois cargos, que não foram contemplados na seleção atual.


Publicado em 9 de outubro, o concurso com 3.511 vagas oferece oportunidades apenas para o cargo de carteiro, sendo essa a única posição de nível médio presente no concurso em andamento.


A ausência do cargo de atendente comercial, inclusive, surpreendeu muitos candidatos, que expressaram insatisfação nas redes sociais.

"(...) a ECT divulgou o Edital 270/2024, com vagas exclusivamente para o cargo de carteiro, ignorando completamente as necessidades latentes dos cargos de atendente comercial e operador de triagem e transbordo. Tal omissão é motivo de grande preocupação, pois existe um déficit significativo também nesses cargos, que são de extrema importância para o bom funcionamento da empresa. (...) A ausência de um concurso abrangente impacta diretamente o atendimento à população e compromete a capacidade operacional da ECT em vários municípios, que continuam a sofrer com a falta de profissionais", diz a Findect no ofício.

Na semana seguinte à publicação dos editais, a Findect expressou indignação com a baixa oferta de vagas e a ausência de determinados cargos. A categoria solicitou que o concurso fosse retificado, o que ainda não ocorreu.


Por isso, o segundo ofício enviado ao presidente Fabiano Silva pede uma adequação no quadro de vagas.


Segundo a categoria, os Correios deixaram de contemplar diversas localidades com déficit crítico de pessoal, o que pode impactar negativamente no atendimento e nas condições de trabalho dos empregados dessas regiões.

"Observamos, ainda, que essa distribuição foi definida sem a devida consulta às entidades representativas dos trabalhadores, desconsiderando as demandas específicas de cada município (...) Uma distribuição inadequada não solucionam os problemas estruturais, mas sim comprometem a qualidade dos serviços e a sustentabilidade do trabalho realizado pelos empregados", completa a Findect no documento.

No mesmo documento, o sindicato anexou uma tabela com cerca de 375 municípios com déficit, sem reserva de carteiros ou sem oferta de vagas no atual concurso.


As regiões deficitárias incluem municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo e Tocantins.


Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

Atual oferta do concurso Correios é insuficiente, afirma sindicato

(Foto: Agência Brasil)

Concurso Correios soma 1,2 milhão de inscritos parcialmente

As inscrições para o concurso dos Correios foram encerradas no dia 28 de outubro, e a expectativa é de uma grande concorrência, já que a seleção atraiu muitos interessados.


Segundo informações preliminares e divulgadas no dia 24, quatro dias antes do término do prazo de inscrição, mais de 1,2 milhão de candidatos já haviam realizado o cadastro na seleção.


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida nesta sexta-feira, dia 1º, a empresa informou que o número final de inscritos ainda está sendo apurado.

"Os dados estão sendo apurados - conforme confirmações bancárias - e serão consolidados na próxima semana", disse.

A empresa, no entanto, não esclareceu se o número de 1,2 milhão de inscritos representava apenas os candidatos que completaram o cadastro ou se também incluía aqueles que efetivaram a inscrição ao pagar a taxa, além dos isentos.


Foi ainda informado que mais de 160 mil candidatos obtiveram isenção da taxa, após a comprovação dos requisitos exigidos. Com isso, a empresa confirmou a informação divulgada com exclusividade pelo Qconcursos Folha Dirigida.


Participe da Maratona dos Correios e tenha acesso ao curso e simulados GRATUITOS. ACESSE AQUI!

Concurso Correios terá provas em dezembro

As provas do concurso dos Correios estão agendadas para o dia 15 de dezembro, no período da tarde. Todos os candidatos farão a prova objetiva, enquanto aqueles que concorrem aos cargos de nível superior realizarão também uma discursiva.


A prova objetiva terá duração de quatro horas e contará com 50 questões de múltipla escolha, que serão distribuídas da seguinte forma:


Nível Médio - Carteiro

  • Língua Portuguesa: 15 questões
  • Matemática: 10 questões
  • Noções de Informática: 10 questões
  • Conhecimentos Gerais: 10 questões
  • Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões

Nível Superior - Analista

  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Matemática: 5 questões
  • Noções de Informática: 10 questões
  • Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões

Para os cargos de nível superior, além da prova objetiva, os candidatos também farão uma redação, cujo tema será revelado no dia da prova.


Inicie sua Mentoria para o concurso Correios e descubra como o direcionamento personalizado e as estratégias comprovadas podem te ajudar no caminho para a aprovação. ACESSE AQUI!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoEmpresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Salário

Até R$ 6.872,48

Cargos

18

Vagas

412