O pedido foi feito pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), que criticou a decisão da empresa de extinguir o referido cargo, optando pela terceirização — medida classificada pela entidade como um "grave erro".
De acordo com a federação, essa escolha tem se mostrado ineficaz, e a área de Tratamento já enfrenta um déficit alarmante de pessoal.
"É inaceitável continuar sem concurso público para repor essa força de trabalho essencial! A FINDECT segue firme na luta pela valorização dos OTTs e pela realização urgente de um novo concurso público. O fortalecimento dos Correios passa pela valorização dos seus trabalhadores concursados", diz a categoria.
A extinção da carreira foi anunciada em 2018 pelos Correios e gerou grande indignação entre os sindicatos da categoria. Além da Findect, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) também se manifestou contrária à decisão.
Apesar disso, o cargo ainda consta no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da empresa, atualizado em 2018, embora esteja classificado como "em extinção".
Concurso Correios para atendente comercial está previsto
Embora o cargo de operador não esteja nos planos da empresa, outra função dentro da carreira de nível médio pode ser contemplada com novo concurso Correios: o atendente comercial.
De acordo com o Plano de Cargos da empresa, o agente dos Correios é formado por três funções:
- Carteiro;
- Operador de Triagem e Transbordo (em extinção);
- Atendente Comercial;
- Suporte.
Em janeiro deste ano, o superintendente dos Correios em Brasília (DF), Paulo Henrique Soares de Moura, afirmou que um novo concurso será realizado para o cargo de atendente comercial.
"Nós vamos abrir concurso público para atendente comercial nas agências".
A equipe do Qconcursos Folha Dirigida chegou a entrar em contato com os Correios para confirmar a realização dessa seleção, mas a empresa não confirmou a informação.
Vale lembrar que havia a expectativa de vagas para atendente comercial no concurso de carteiro. No entanto, o edital não trouxe oportunidades para essa função. Na época, muitos candidatos criticaram a ausência do cargo, que agora poderá ser contemplado na próxima seleção.
Para ingressar na carreira, é preciso possuir o nível médio completo.
No momento, o salário inicial do aprovado na carreira é de R$2.429,26 além dos benefícios, como vale-alimentação/refeição, auxílio-creche, plano de previdência complementar e plano de saúde.
► Estude para o concurso Correios de graça com videoaulas, apostilas, questões, simulados e mais. Acesse aqui!

Sem concurso Correios, sindicato cobra reposição na área Operacional
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Concurso Correios foi homologado e já pode contratar
Realizado em 2024, o tão aguardado concurso dos Correios foi finalmente encerrado. A empresa divulgou, na última semana, a homologação para os cargos de nível médio (carteiro) e nível superior (analista).
As provas ocorreram em dezembro do ano passado, e os resultados já haviam sido divulgados. Agora, com a homologação, as convocações podem ser iniciadas.
Com essa etapa concluída, o próximo passo é que a empresa comece as contratações.
O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da empresa. Assim, a seleção ficará válida até abril de 2026.
Concurso Correios preencherá 3,5 mil vagas
Os editais do concurso Correios trouxeram a oferta de 3.511 vagas para provimento, que estão distribuídas da seguinte forma:
- 3.099 vagas para cargos de nível médio; e
- 412 vagas para cargos de nível superior.
Além disso, a empresa também chegou a anunciar a possibilidade de preencher 5.975 vagas por meio da formação de um cadastro de reserva.
A maior parte das oportunidades é voltada para o cargo de carteiro, que requer apenas ensino médio completo.
O concurso também reserva 30% das vagas para negros (pretos e pardos) e indígenas, além de 10% para pessoas com deficiência.