Concurso CPRH PE: banca é contratada e edital fica iminente

Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco contrata a banca organizadora de seu novo concurso público. Veja os detalhes!

Autor:
Publicado em:19/07/2022 às 17:06
Atualizado em:19/07/2022 às 17:06

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH PE) prepara novo concurso público. O edital está a poucos passos de ser publicado, isso porque a banca organizadora da seleção já foi escolhida e contratada. 

O Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe) foi definido como o organizador do concurso. Ele ficará responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas. 

O extrato de contrato com o Iaupe foi divulgado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta terça-feira, 19. 

Extrato da contratação do Iaupe como organizador do concurso CPRH PE
(Reprodução Diário Oficial Pernambuco 19/07/2022)

A estimativa é que o novo concurso CPRH PE seja para os cargos de assistente em gestão ambiental e analista em gestão ambiental. 

Os trâmites para o edital foram iniciados em maio de 2020, com a formação de um grupo de trabalho. Entidade autárquica especial estadual, a CPRH PE é responsável pela execução da política estadual de meio ambiente.

Tem como atribuição promover a melhoria e garantir a qualidade do meio ambiente no Estado de Pernambuco, visando ao desenvolvimento sustentável mediante a racionalização do uso dos recursos ambientais, da preservação e recuperação do meio ambiente e do controle da poluição e da degradação ambiental.

Último concurso CPRH PE foi realizado há 14 anos

O último concurso para CPRH de Pernambuco ocorreu em 2008. A oferta foi de 300 vagas para os níveis médio, técnico e superior.

No nível médio/técnico, as chances foram para técnico ambiental e técnico em desenvolvimento organizacional. A remuneração, na época, era de R$1.365,52.

Já no nível superior, as oportunidades foram para as carreiras de analista ambiental, analista de desenvolvimento organizacional e assessor jurídico. Os ganhos eram de R$2.731,04.

As vagas foram para diferentes municípios, como Recife, Fernando de Noronha, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá.

A banca organizadora foi a Universidade de Pernambuco (UPENET). Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.

As perguntas foram distribuídas entre as disciplinas de Português, Matemática, Informática, Legislação Ambiental Básica e Conhecimentos Específicos, de acordo com cada cargo.