Saiu o edital do concurso CRB1. O Conselho Regional de Biblioteconomia do Distrito Federal visa preencher 25 vagas para o cargo de bibliotecário fiscal, que exige nível superior. A carreira proporciona salário inicial de R$3.500.
A carreira exige diploma de nível superior completo em biblioteconomia, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de registro no órgão e carteira nacional de habilitação na categoria "B".
O que faz o bibliotecário fiscal?
- cumprir as ordens emanadas diretamente da Comissão de Fiscalização;
- inspecionar, nas esferas pública e privada, unidades de informação e demais empresas ou entidades que tenham como função o armazenamento, tratamento, recuperação e disseminação da informação em qualquer suporte;
- efetuar diligências para comprovar denúncias;
- emitir autos de infração e demais documentos autorizados pelo CRB-1;
- verificar se a supervisão, gerência, administração e execução dos serviços de Biblioteconomia e áreas afins, estão a cargo de Bibliotecário regularmente inscrito no CRB-1 e em dia com suas obrigações, na forma do art. 4º. do Decreto 56.725/65;
- encaminhar, periodicamente à Comissão de Fiscalização, relatório de suas atividades, acompanhados dos documentos fiscalizatórios;
- reunir-se periodicamente com o coordenador da Comissão de Fiscalização e da Comissão de Ética. Atuar na área de jurisdição do CRB-1, compreendendo o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
- elaborar e encaminhar ofícios, boletos, certidões e outros documentos necessários para o trâmite dos processos de fiscalização.
- acompanhar as publicações nos Diários Oficiais da jurisdição do Conselho e construir o informativo LEGIS
- realizar demais atribuições de caráter administrativo do Conselho.
- no desempenho de suas funções, conduzir-se-á de modo a refletir, condignamente, a imagem do CRB e do profissional Bibliotecário, atuando eticamente na defesa da profissão e da autarquia de fiscalização profissional.
Das 25 vagas ofertadas, uma é para provimento imediato e as demais 24 para formar um cadastro de reserva. Neste segundo, há uma divisão em 17 para disputa em ampla concorrência, cinco para negros e duas para deficientes. A lotação será em Brasília, capital.