Concurso CRB5 homologa inscrições e divulga locais de prova

Locais de prova do concurso CRB5 podem ser consultados individualmente. Conselho também homologou as inscrições.

Autor:
Publicado em:03/10/2019 às 09:08
Atualizado em:03/10/2019 às 09:08

Os candidatos ao concurso CRB5 devem ficar atentos, já que a prova objetiva está cada vez mais próxima. Isso porque os locais de realização já foram divulgados. Além disso, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 5º Região, tornou pública as inscrições homologadas.

A  listagem foi publicada na última segunda-feira, dia 1º, e traz a relação das inscrições organizadas por cargo/código, nome em ordem alfabética e número de inscrição. 

Confira as inscrições homologadas 

Os locais de prova devem ser consultados individualmente, por meio do site do Instituto Quadrix, banca organizadora. 

No total, a seleção oferta 20 vagas, sendo todas para o cargo de bibliotercário fiscal. Os candidatos tiveram até o dia 9 de setembro para se cadastrar.

Ao todo, foram registradas 56 inscrições em ampla concorrência e 34 de pessoas autodeclaradas negras. A disputa em ampla concorrência fica com cerca de 3,7 candidatos/vaga e para as pessoas autodeclaradas negras 6,8 candidato/vaga.

A exigência para tornar-se concorrente foi ter concluído a graduação na área e ter registro ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), com certidão de regularidade emitida pelo conselho de classe.

Além desse requisito, os inscritos devem estar disponíveis para a realização de trabalho externos e viagens locais, intermunicipais e interestaduais.

Concurso é composto por duas etapas de avaliação
(Foto: Divulgação)

Concurso CRB5 aplica provas no próximo domingo, 6

Todos os inscritos no concurso CRB5 serão avaliados por meio de duas etapas, sendo elas provas objetivas e de títulos. O primeiro exame será realizado no dia 6 de outubro.

Os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva com 120 questões de múltipla escolha, sendo distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Matemático e Atualidades) → 40;
  • Complementares (Legislação e Ética na Administração Pública e Noções de Direito Constitucional) → 30; e
  • Conhecimentos Específicos → 50.

Será aprovado no exame objetivo o candidato que obtiver nota igual ou superior a 16 pontos em Conhecimentos Básicos, dez pontos em Conhecimentos Complementares e 17 pontos na parte Específica.

Prepare-se já para os concursos de 2019!

Os 40 primeiros concorrentes aprovados serão convocados para a avaliação de títulos. Os documentos deverão ser entregues no período de 30 de outubro a 1º de novembro.

Os contratados terão ganhos de R$2.235,55, referentes a uma jornada de 40 horas semanais. Além dos salários, os aprovados receberão vale-transporte e benefícios como auxílio-alimentação de R$550 e plano de cargos e salários. 

O concurso CRB5 realizará contratação conforme o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Após ser divulgado o resultado final, os aprovados em todas as etapas firmarão o contrato durante o prazo de validade da seleção, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.