O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro deu mais um rumo ao novo concurso CRT RJ. Nesta terça-feira, 23, o Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção foi escolhido como o organizador da seleção.
A dispensa de licitação para contratação da banca foi publicada no Diário Oficial da União. O Instituto Avalia ficará responsável por receber as inscrições do concurso e por aplicar as etapas, como as provas objetivas.
O próximo passo será a assinatura do contrato entre o CRT RJ e o Instituto Avalia. Com isso, as partes poderão se reunir para finalizar o cronograma e publicar o edital.
Ainda não foi divulgado um prazo para abertura do concurso. Porém, caso os trâmites ocorram de forma rápida, é possível que o edital seja disponibilizado já nos próximos dias.
A oferta do concurso CRT RJ deve ser de 28 vagas para cargos dos níveis médio e técnico. O quantitativo consta no termo de referência da seleção, ao qual Folha Dirigida teve acesso.
CRT RJ prepara um novo concurso para cargos de agente
(Foto: Divulgação)
Do total de oportunidades, 12 serão para agente de registro (nível médio) e 16 para agente de fiscalização (nível técnico). Veja os detalhes a seguir:
Agente de registro
- Vagas: 12, sendo seis imediatas e seis em cadastro de reserva;
- Requisitos: ensino médio completo;
- Salário: R$2.600.
Agente de fiscalização
- Vagas: 16, sendo oito imediatas e oito em cadastro de reserva;
- Requisitos: ensino médio/técnico Industrial, registro no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B;
- Salário: R$3.600.
A lotação dos aprovados será na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O regime de contratação será pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Concurso CRT RJ será composto por diferentes etapas
Conforme apresentado no termo de referência, o concurso para o CRT RJ terá as etapas de: prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos e experiência profissional.
Por sua vez, a prova discursiva será um estudo de caso de caráter técnico, com tema relacionado à Administração Pública para cada cargo. O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
Em 2019, o CRT do Rio de Janeiro realizou sua última seleção para ingresso de funcionários. Na ocasião, foram oferecidas 50 vagas temporárias para cargos dos níveis médio, técnico e superior.
Os candidatos foram submetidos a três etapas: análise curricular, análise de perfil comportamental e avaliação das entrevistas.
O Conselho foi fundado no dia 15 de abril de 2019. Seu quadro de funcionários é formado pelos aprovados no processo seletivo aberto no mesmo ano.
No entanto, o quantitativo não é suficiente para fiscalização das atividades técnicas dos mais de 160.000 técnicos industriais, empresas e instituições registradas e atuantes no Estado do Rio de Janeiro. Por essa razão, a abertura de um concurso para efetivos foi necessária.