Concurso Defesa tem proposta em estudo com o MGI, diz órgão
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Ministério da Defesa falou sobre a proposta de criação da carreira para o novo concurso anunciado. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:30/08/2024 às 14:27
Atualizado em:30/08/2024 às 14:27
Na última quarta-feira, 28, o ministro José Múcio falou sobre a proposta de criação da carreira civil e confirmou a realização de um concurso Ministério da Defesa para preencher o quadro de servidores.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a pasta informou que as tratativas estão sendo conduzidas junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
"A proposta de criação da carreira civil para o Ministério da Defesa encontra-se em fase de estudos com o Ministério da Gestão e Inovação", informou a Defesa.
A pasta não estabeleceu prazos para finalizar os estudos, tampouco para a publicação do edital.
Questionado, o Ministério da Defesa também não revelou se já existe uma previsão sobre os possíveis cargos que poderão ser criados para a estrutura da pasta e ofertados no concurso.
Segundo informações da CNN, publicadas no primeiro semestre, representantes do ministério têm se reunido com o Ministério da Gestão e Inovação constantemente.
Há discussões, de acordo com a reportagem, para que possam ser abertas 300 vagas em cargos de assistentes, analistas e especialistas em Defesa. A pasta, até o momento, não confirmou essas informações oficialmente.
Concurso Ministério da Defesa é confirmado, mas depende de criação da carreira
(Foto: Alexandre Manfrim/ Ascom)
Independentemente do quantitativo e de quais cargos estarão na proposta, as vagas criadas serão preenchidas por meio do concurso público.
A seleção foi confirmada pelo ministro José Múcio durante o evento de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa.
"Teremos um concurso para servidores civis da pasta. O Sistema de Defesa Nacional já desperta o interesse acadêmico de muitos profissionais, de diferentes áreas, há muitos anos. O Ministério da Defesa tem seus méritos por unir civis e militares, com suas visões e experiências distintas, na busca por soluções dos problemas do país. Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia", afirmou Múcio.
Em março, o Ministério da Defesa respondeu ao Qconcursos Folha Dirigda que existiam estudos para a criação do seu quadro próprio composto por civis, com expectativa de novo concurso.
Sem concurso, Defesa tem servidores cedidos e quadro reduzido
Com a criação de uma nova carreira e a realização de um novo concurso público, o Ministério da Defesa poderá reduzir a dependência de militares em sua estrutura organizacional.
De acordo com informações divulgadas pela própria pasta no Portal do Governo, atualmente, o Ministério da Defesa conta com cerca de 250 servidores cedidos de outros órgãos.
A maior parte desses servidores são militares das três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.
Esses dados também mostram que apenas 66 servidores pertencentes ao quadro da Defesa são efetivamente concursados, ou seja, ingressaram na Administração Pública por meio de concursos.
O número representa uma pequena fração do total de servidores da pasta.
Como a Defesa não possui uma carreira própria de pessoal composta por civis, não há histórico de últimos concursos públicos.
A pasta tem feito processos seletivos para ocupar os cargos ou funções comissionadas. No entanto, não há registros públicos.
Ministério da Defesa solicitou 4.410 vagas
Todos os órgãos federais tiveram até o dia 31 de maio para encaminharem ao governo os seus pedidos de autorização de novos concursos e provimentos adicionais.
Marinha, Exército e Aeronáutica correspondem a 3.741 cargos do total solicitado.
Além das três forças, também foram solicitadas 640 vagas para o Hospital das Forças Armadas e 29 para o próprio Ministério da Defesa, em funções do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).
Veja o detalhamento de vagas solicitadas pelo Ministério da Defesa: