Ministério da Defesa quer concurso com 300 vagas e quadro próprio

Sem quadro próprio, o Ministério da Defesa busca criar 300 vagas e pode promover a abertura de um concurso para a área meio. Saiba detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/02/2024 às 15:10
Atualizado em:15/02/2024 às 15:36

O Ministério da Defesa estuda a criação de um quadro próprio e poderá realizar um concurso público com 300 vagas em cargos efetivos da área meio.


Segundo informações da CNN, representantes do ministério têm se reunido com o Ministério da Gestão e Inovação com o objetivo de discutir a criação de uma carreira dentro da pasta.


Chefiada pelo ministro José Múcio, a pasta da Defesa estuda criar uma estrutura que contemple cargos de assistentes, analistas e especialistas em Defesa. A previsão é que no primeiro momento, sejam ofertadas 300 vagas.


Essas oportunidades seriam contempladas por meio de concurso público.


De acordo com a reportagem, a criação dos cargos seria uma medida prioritária e visa diminuir a dependência de militares.


Leia também:

+ Exército Brasileiro recebe aval para 522 vagas temporárias


Isso porque, atualmente, o Ministério da Defesa não tem um quadro próprio e os seus servidores são cedidos pelas três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.


A ideia do ministério seria destinar um maior número de vagas aos civis e, assim, conseguir diminuir a quantidade de militares no âmbito da pasta.


Folha Dirigida por Qconcursos questionou o Ministério da Defesa sobre esta iniciativa e as tratativas para a criação deste quadro próprio. Até o momento, a pasta não deu mais detalhes.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Ministério da Defesa poderá ter concurso com 300 vagas e um quadro próprio de servidores

(Foto: Hamilton Garcia)


Fique por dentro dos concursos!

Concurso Censipam preencherá mais de 200 vagas

Vinculado ao Ministério da Defesa, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia foi um dos primeiros órgãos a ter edital publicado no ano passado. O concurso Censipam conta com 200 vagas efetivas.


A oferta está dividida entre 50 vagas imediatas e mais 150 para a formação de um cadastro de reserva.


Todas as etapas foram realizadas no ano passado, inclusive com a autorização para a nomeação de 50 vagas imediatas.


As oportunidades são para a carreira de analista em ciência e tecnologia júnior, em várias especialidades.


A oferta está distribuída pelas cidades de Brasília DF, Belém PA, Manaus AM e Porto Velho RO.


A remuneração inicial é de R$7.320,68, já com o vencimento básico, a gratificação de desempenho de atividade de ciência e tecnologia e do novo auxílio-alimentação de R$658.

Censipam tem aval para 60 vagas temporárias

Além do concurso com 200 vagas efetivas, o Censipam teve outro aval publicado. Dessa vez, com 60 oportunidades temporárias, ou seja, para o provimento por tempo determinado.


O quantitativo está distribuído entre os seguintes cargos:

  • técnico de apoio: uma vaga;
  • técnico de formação específica: seis vagas;
  • analista intelectual: 12 vagas; e
  • analista gerencial: 41 vagas.

As contratações serão para atender a encargos temporários e excepcionais desenvolvidos no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) e do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).


O recrutamento das pessoas se dará por meio de processo seletivo simplificado. O prazo para publicação do edital é de seis meses, devendo ser publicado até abril deste ano.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!