Concurso DER PE: governo anuncia novo edital para início de 2022
Secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, anuncia novo concurso DER PE para 2022. Confira os detalhes!
Autor:
Publicado em:17/08/2021 às 11:46
Atualizado em:17/08/2021 às 11:46
O Governo de Pernambuco dará início a reestruturação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER PE). Para isso estão previstas as reorganizações da administração de pessoal e gestão. Um novo concurso público, inclusive, será realizado.
De acordo com a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, a realização do concurso DER PE está prevista para o início de 2022. O prazo foi passado ao jornal JC e confirmado pela Folha Dirigida nesta terça-feira, 17, junto à Assessoria de Imprensa da pasta.
O número de vagas e os cargos ainda não foram revelados. Isso porque o governo ainda está no estágio inicial dos preparativos para o novo edital. Tais informações devem ser definidas após um estudo pelo Departamento de Estradas e Rodagens e sua reestruturação.
O DER tem atualmente 811 funcionários, com nenhum engenheiro na ativa e mais de 400 servidores aguardando pela aposentadoria. Diante desse cenário, a abertura do concurso é urgente e necessária para recompor o quadro de pessoal.
A secretária Fernandha Batista reconheceu esse déficit e afirmou que a limitação para abertura do concurso é orçamentária. A titular da pasta informou que a contratação será de um grande número de servidores para o quadro técnico.
Ela também esclareceu que a proposta é que o concurso seja lançado nos primeiros dias de 2022 com a chamada imediata de aprovados.
Nos últimos governos, não houve concurso para autarquia, que hoje depende de consultorias e profissionais da Secretaria de Infraestrutura para elaborar os editais das estradas que o Estado de Pernambuco licita.
Em 2011, foi realizado um processo seletivo para o DER PE com 25 vagas temporárias. A oferta foi para contratação de profissionais de nível superior, no cargo de engenheiro em diversas áreas.
Os salários, na época, eram de R$4.590 para jornada de 40 horas por semana. A seleção foi realizada em duas etapas: avaliação curricular e entrevista técnica, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Pernambuco também prepara concurso para Polícia Penal
Assim com o Departamento de Estrada e Rodagens, o governo de Pernambuco prepara novo concurso para Polícia Penal. O edital está previsto para ser publicado até outubro.
A previsão foi confirmada à Folha Dirigida pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), responsável por organizar o processo seletivo.
No total, serão abertas 200 vagas imediatas para policial penal (antigo agente penitenciário), sendo 15 para mulheres e 185 para homens. Será formado ainda um cadastro de reserva com 800 oportunidades.
A carreira tem como requisitos: o ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A remuneração inicial é de R$4.146,40.
Segundo a Seres, o concurso Polícia Penal PE está na etapa de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
Com a contratação da banca, o cronograma do concurso poderá ser definido. Ainda não há informações se as provas serão realizadas ainda este ano ou ficarão para 2022.
A seleção para a Polícia Penal de Pernambuco teve autorização anunciada em junho, pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
“O governador do Estado autorizou um novo concurso, que já está em andamento, com 200 vagas e mais 800 vagas em cadastro de reserva”, disse o titular da pasta.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Para além do DER e da Polícia Penal de Pernambuco, diversos outros órgãos preparam concursos públicos para efetivos. Por isso, quem deseja entrar para o serviço público deve manter a preparação em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas.