Com a conclusão dos trabalhos da comissão, a expectativa agora recai sobre a autorização oficial do concurso público que, de acordo com o sindicato, pode ocorrer em outubro, quando o governador deverá anunciar diversas vagas para diferentes órgãos do estado.
A entidade representativa dos servidores reforçou que o concurso Detran AL é prioridade, especialmente para o fortalecimento do efetivo e a melhoria na oferta de serviços à população do estado.
Concurso Detran AL está em análise desde 2021
No início de 2021, em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, o então secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, informou que um novo concurso para o Detran AL estava em análise pelo governo.
Após um estudo inicial, o governador do Estado poderia deliberar sobre a publicação do próximo edital.
Na ocasião, o Detran AL, por sua vez, disse que a abertura do novo concurso para assistente de trânsito e analista de trânsito dependia do aval do governo.
“O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran/AL) informa que, no que diz respeito à realização de concurso público para os cargos de assistente de trânsito e analista de trânsito, está aguardando análise governamental, que leva em conta os impactos financeiros nas contas públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
O Detran Alagoas não realiza novo edital há mais de 20 anos.
Diante da carência de servidores efetivos, o Ministério Público do Estado, por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Estadual, chegou a recomendar a realização de concurso público, no início do ano de 2023.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Concurso Detran AL pode ser anunciado em outubro
(Foto: Ascom/Detran AL)
Governador anuncia maior concurso AL para todas as áreas
No final do mês de agosto, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou a realização do "maior concurso da história do estado".
A previsão é de que as vagas sejam anunciadas em outubro.
"Vamos, agora em outubro, anunciar o maior concurso público da história do Estado de Alagoas. Vamos fazer concurso para todas as áreas, contemplando praticamente todas as carreiras. Isso demonstra solidez fiscal, demonstra que o Estado de Alagoas entende que qualificar a mão de obra e o servidor público é fundamental. E é por essa razão que vamos fazer o concurso", afirmou o governador.
De acordo com o governador, o edital deverá oferecer vagas para professores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, engenheiros, economistas, além de cargos nas áreas administrativa e do Direito.
Ainda não há informações sobre o cronograma completo do concurso nem sobre a banca organizadora escolhida.
Vale lembrar que uma instituição deverá ser contratada para receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.
