Concurso Detran PA: governo prevê novo edital em 2021

Governo do Pará estima realizar 19 concursos públicos em 2021, entre eles para o Detran PA. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:28/01/2021 às 11:30
Atualizado em:28/01/2021 às 11:30

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran PA) pode ter novo concurso público. O governo do Estado informou que o edital está previsto para sair ainda em 2021. Dessa forma, os preparativos devem ser intensificados em breve.

A oferta de vagas e os cargos não foram divulgados. Folha Dirigida está em contato com a Assessoria de Imprensa do órgão para confirmar os dados do concurso Detran PA.

É possível que a seleção tenha oportunidades para agente de educação de trânsito e agente de fiscalização, carreiras que constaram no último concurso para o Detran do Pará. Ambos exigem apenas o ensino médio completo.

Em 2020, o governo do Pará já tinha anunciado os estudos para o novo edital. Porém, em decorrência do Coronavírus e das restrições orçamentárias, os trâmites foram adiados e retomados este ano.

Além do Departamento de Trânsito, o governo do Pará informou na última sexta-feira, 22, que outros 18 concursos estão confirmados para 2021. Serão abertas vagas para os níveis fundamental, médio e superior. 

Detran PA prepara novo concurso público para 2021
Detran PA prepara novo concurso público para 2021
(Foto: Divulgação)

Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), o governo destacou o compromisso com o plano de melhorias na prestação de serviços e o aumento do quadro de servidores públicos. 

Ao todo, os 19 concursos Pará previstos para 2021 são:

enlightenedVocê sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Conheça os cursos e inicie sua preparação!

Último concurso Detran PA teve oferta de 100 vagas

último edital do concurso Detran do Pará foi publicado em novembro de 2018. Foram disponibilizadas 100 vagas para carreiras de nível médio. Do total, 34 foram para o cargo de agente de educação de trânsito.

As demais 66 foram para agente de fiscalização de trânsito. Os candidatos a essa última carreira, além de comprovar o ensino médio completo, tiveram que apresentar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo nas categorias A e B, efetiva há dois anos.

A remuneração oferecida na época do edital era de R$2.191,52 mais gratificação de trânsito. A carga horária de trabalho era de 30 horas por semana. O concurso tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames tiveram 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos. Houve ainda uma redação de 20 a 30 linhas.  

As disciplinas cobradas em Conhecimentos Básicos foram: Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Legislação Aplicável ao Detran-PA, Ética e Qualidade no Serviço Público e Noções de Microinformática.

Os aprovados ainda passaram por outras etapas, como teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa da vara de execução criminal. Por último, o curso de formação para quem se candidatou ao cargo de agente de fiscalização. 

Convocação de novos agentes de fiscalização de trânsito

Na quinta-feira, 27, o governador Helder Barbalho assinou a nomeação de 57 agentes de fiscalização de trânsito, aprovados no concurso Detran PA 2018.

Os agentes têm a missão de monitorar o trânsito, coibir irregularidades de condutores e veículos e orientar sobre fatores de risco. Com a nomeação, a ideia do governo é priorizar a fiscalização no interior do Pará, que ainda carece de reforço na organização do trânsito e na prevenção de acidentes. 

“A chegada desses novos servidores representa uma grande conquista para o órgão, principalmente no que se refere à redução de acidentes e preservação da vida no trânsito. São esses agentes que lidam diariamente com a segurança de pedestres e condutores”, destacou o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes.

Os 57 convocados somam-se aos 292 agentes que compõem atualmente o quadro de fiscalização do órgão.