TC DF suspende o concurso para Auditor de Atividades Urbanas

O Iades comunicou a suspensão do concurso DF para a carreira de auditor de Atividades Urbanas, com 770 vagas. A decisão foi do TC DF.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:02/06/2023 às 13:27
Atualizado em:02/06/2023 às 13:29

Está suspenso por tempo indeterminado o concurso DF para a carreira de auditor de atividades urbanas. O comunicado foi publicado pela banca organizadora.


No anúncio, o Iades anuncia que a seleção foi suspensa em atendimento à decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).


O tribunal tomou tal decisão após algumas denúncias através do Ministério Público por conta da distribuição de vagas entre ampla concorrências e cotas de negros. Também questiona-se a respeito das questões que foram anuladas na prova.


A Secretaria de Planejamento (Seplad) recebeu um prazo de cinco dias para responder aos questionamentos da Justiça e conseguir garantir a retomada do concurso publico.


Enquanto as tratativas não forem solucionadas, não há previsão de retomada e o cronograma permanecerá paralisado. Em maio, a banca publicou o resultado final das 1ª e 2ª etapas do concurso.


Concurso DF para auditores é suspenso e tem cronograma paralisado por decisão do Tribunal de Contas.

(Foto: Divulgação)


Como foram as provas do concurso DF?


As provas objetivas e discursivas foram aplicadas na mesma data, com duração de quatro horas e meia. Na prova objetiva, foram aplicadas 60 questões de múltipla escolha, onde foram cobradas as seguintes disciplinas:


Conhecimentos gerais

  • Língua Portuguesa e Redação Oficial: oito questões;
  • Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política, econômica e de direitos humanos do DF e da RIDE: quatro questões;
  • Sistema Eletrônico de Informações – SEI: três questões;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal e Lei Complementar n° 840/2011 (Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal): quatro questões;
  • Direito Administrativo: três questões; e
  • Direito Constitucional: três questões.


►Conhecimentos Específicos - 35 questões.


Concurso DF de auditores oferece mais de 700 vagas


edital do concurso DF de auditores foi publicado em novembro com uma oferta de 770 vagas para as duas carreiras de Auditoria e Atividades Urbanas, entre imediatas e cadastro de reserva, sendo:


► Auditor de atividades urbanas: 74 vagas imediatas e 156 vagas para formação de cadastro reserva, distribuídas da seguinte forma:

  • Vigilância Sanitária: 74 vagas imediatas e 156 vagas em cadastro de reserva.


► Auditor fiscal de atividades urbanas: 40 vagas imediatas e 500 vagas para formação de cadastro reserva, distribuídas da seguinte forma:

  • Obras, Edificações e Urbanismo: 10 vagas imediatas e 200 vagas em cadastro de reserva;
  • Atividades Econômicas e Urbanas: 10 vagas imediatas e 200 vagas em cadastro de reserva;
  • Transporte: 10 vagas imediatas e 50 vagas em cadastro de reserva;
  • Controle Ambiental: 10 vagas imediatas e 50 vagas em cadastro de reserva.


O que é preciso para concorrer?


Para concorrer ao cargo de auditor fiscal, na especialidade Obras, Edificações e Urbanismo, é necessário graduação na área de Engenharia Civil ou Arquitetura, além de registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).


Para concorrer aos demais, basta ter nível superior em qualquer área de formação. Ambas as carreiras proporcionam remuneração inicial de R$9.361,95 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.