Está suspenso por tempo indeterminado o concurso DF para a carreira de auditor de atividades urbanas. O comunicado foi publicado pela banca organizadora.
No anúncio, o Iades anuncia que a seleção foi suspensa em atendimento à decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
O tribunal tomou tal decisão após algumas denúncias através do Ministério Público por conta da distribuição de vagas entre ampla concorrências e cotas de negros. Também questiona-se a respeito das questões que foram anuladas na prova.
A Secretaria de Planejamento (Seplad) recebeu um prazo de cinco dias para responder aos questionamentos da Justiça e conseguir garantir a retomada do concurso publico.
Enquanto as tratativas não forem solucionadas, não há previsão de retomada e o cronograma permanecerá paralisado. Em maio, a banca publicou o resultado final das 1ª e 2ª etapas do concurso.

Concurso DF para auditores é suspenso e tem cronograma paralisado por decisão do Tribunal de Contas.
(Foto: Divulgação)
Como foram as provas do concurso DF?
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas na mesma data, com duração de quatro horas e meia. Na prova objetiva, foram aplicadas 60 questões de múltipla escolha, onde foram cobradas as seguintes disciplinas:
►Conhecimentos gerais
- Língua Portuguesa e Redação Oficial: oito questões;
- Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política, econômica e de direitos humanos do DF e da RIDE: quatro questões;
- Sistema Eletrônico de Informações – SEI: três questões;
- Lei Orgânica do Distrito Federal e Lei Complementar n° 840/2011 (Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal): quatro questões;
- Direito Administrativo: três questões; e
- Direito Constitucional: três questões.
►Conhecimentos Específicos - 35 questões.
Concurso DF de auditores oferece mais de 700 vagas
O edital do concurso DF de auditores foi publicado em novembro com uma oferta de 770 vagas para as duas carreiras de Auditoria e Atividades Urbanas, entre imediatas e cadastro de reserva, sendo:
► Auditor de atividades urbanas: 74 vagas imediatas e 156 vagas para formação de cadastro reserva, distribuídas da seguinte forma:
- Vigilância Sanitária: 74 vagas imediatas e 156 vagas em cadastro de reserva.
► Auditor fiscal de atividades urbanas: 40 vagas imediatas e 500 vagas para formação de cadastro reserva, distribuídas da seguinte forma:
- Obras, Edificações e Urbanismo: 10 vagas imediatas e 200 vagas em cadastro de reserva;
- Atividades Econômicas e Urbanas: 10 vagas imediatas e 200 vagas em cadastro de reserva;
- Transporte: 10 vagas imediatas e 50 vagas em cadastro de reserva;
- Controle Ambiental: 10 vagas imediatas e 50 vagas em cadastro de reserva.
O que é preciso para concorrer?
Para concorrer ao cargo de auditor fiscal, na especialidade Obras, Edificações e Urbanismo, é necessário graduação na área de Engenharia Civil ou Arquitetura, além de registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Para concorrer aos demais, basta ter nível superior em qualquer área de formação. Ambas as carreiras proporcionam remuneração inicial de R$9.361,95 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.