As inscrições do concurso Diplomata estão abertas a partir desta quarta-feira, 4. Os interessados em uma das 60 vagas disponíveis poderão se candidatar até o dia 25 de fevereiro.
O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o site do Cebraspe, organizador, e clicar no ícone do concurso "IRBR 26 Diplomacia".
Para quem já tem cadastro no Cebraspe, basta inserir o número do CPF e a senha. Para quem não tem, é preciso se cadastrar.
Feito isso, será aberta uma página para o preenchimento das informações pessoais e profissionais. É importante conferir se todos os dados estão corretos antes de prosseguir.
Depois, a banca pedirá que os candidatos façam o upload de uma fotografia, conforme as regras do edital. Segundo o Cebraspe, esse é um mecanismo de segurança para o uso da foto na prova personalizada.
Prepare-se para o concurso Diplomata 2026 com o time do Qconcursos. Acesse aqui!

Ministério das Relações exteriores abre novo concurso para diplomatas
(Foto: EBC)
A etapa seguinte será a da escolha do local de prova e se deseja se inscrever por alguma cota ou solicitar a isenção da taxa.
Por fim, para os concorrentes pagantes, será gerado o boleto com a taxa de inscrição de R$229.
Concurso Diplomata: veja quem pode se inscrever sem pagar a taxa
O concurso para diplomatas possibilita a isenção da taxa de inscrição para quem se encaixa em uma das seguintes situações:
- inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico); ou
- doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O prazo para pedir a gratuidade será o mesmo da inscrição. Ou seja, os candidatos poderão solicitar a isenção até 25 de fevereiro, pelo site do Cebraspe.
O Ministério das Relações Exteriores oferece, neste concurso, 60 vagas para diplomatas. A carreira exige o nível superior em qualquer área, desde que por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
A remuneração inicial é de R$22.558,56. O concurso tem reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
Provas objetivas do concurso serão realizadas em março
O concurso Diplomata 2026 terá provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 29 de março. A aplicação será nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os candidatos realizarão as provas em dois períodos:
- manhã: a partir das 8h30, com duração de três horas e meia; e
- tarde: a partir das 15h, com duração de três horas e meia.
As avaliações seguirão o modelo do Cebraspe, com o total de 240 questões no estilo "certo" ou "errado" sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- História do Brasil;
- História Mundial;
- Geografia;
- Língua Inglesa;
- Política Internacional;
- Economia;
- Direito.
>> Faça a prova do concurso para diplomata de 2025 e teste seu conhecimento!
Acesse também:
- Faça questões, confira provas do Cebraspe e teste seus conhecimentos
- Concurso Diplomata: ex-ator de 'Malhação' é um dos aprovados
Concurso Diplomata ainda terá discursivas em abril e maio
O concurso para ingresso na carreira diplomática ainda terá provas discursivas, também de caráter eliminatório e classificatório.
Para essa etapa, serão convocados os classificados nas provas objetivas até as seguintes posições (respeitados os empates na última posição):
- ampla concorrência: 125 candidatos;
- pessoas com deficiência: 125 candidatos;
- pessoas pretas e pardas: 125 candidatos;
- pessoas indígenas: 13 candidatos; e
- pessoas quilombolas: oito candidatos.
O concurso prevê a aplicação do Programa Federal de Ações Afirmativas, cujo objetivo é a correção de eventuais desigualdades e a promoção de proporcionalidades entre os sexos masculino e feminino.
Para a segunda etapa serão classificadas as candidatas melhores colocadas até a 42ª posição na ampla concorrência e até a 42ª posição para as demais vagas (35 mulheres pretas e pardas, quatro mulheres indígenas e três mulheres quilombolas).
As provas discursivas serão aplicadas nas seguintes datas:
- prova escrita de Língua Portuguesa (manhã): 25 de abril;
- prova escrita de História do Brasil (tarde): 25 de abril;
- prova escrita de Língua Inglesa (manhã): 26 de abril;
- prova escrita de Geografia (tarde): 26 de abril;
- prova de Política Internacional (manhã): 2 de maio;
- prova de Economia (tarde): 2 de maio;
- prova de Direito (manhã): 3 de maio; e
- prova de Língua Espanhola ou Língua Francesa (tarde): 3 de maio.
O candidato deverá escrever uma redação, além de responder a questões discursivas e elaborar resumos, a depender da prova.
Após a conclusão de todas as etapas, o concurso Diplomata será homologado e ficará válido por 180 dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.
Você também pode se interessar por estes conteúdos:



















