Concurso Diplomata: sai gabarito das provas; recursos até terça, 15
Gabarito preliminar das provas objetivas do concurso Diplomata é divulgado. Confira as respostas fornecidas pela banca organizadora!
Autor:
Publicado em:14/06/2021 às 10:05
Atualizado em:14/06/2021 às 10:05
O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), organizador do concurso para Diplomatas, divulgou os gabaritos preliminares das provas objetivas realizadas no domingo, 13 de junho. Foram publicadas as respostas e os modelos de provas aplicados nos turnos da manhã e tarde.
É possível interpor recurso contra o gabarito a partir desta segunda-feira, 14, até às 23h59 de 15 de junho, por meio do site do Iades.
De acordo com o edital, se a análise de recursos resultar anulação de questão e item integrante da prova, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
A nota em cada item será de: 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,125 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito; e zero se não houver marcação ou marcação dupla.
O resultado dos recursos e o resultado final das provas objetivas serão anunciados pela banca organizadora no dia 29 de junho. Os classificados serão convocados para segunda etapa do concurso Diplomata, as avaliações discursivas, cujas datas ainda não foram disponibilizadas.
Concurso Diplomata: veja detalhes da prova objetiva
As provas objetiva do domingo, 13, foram aplicada em dois turnos. Os concorrentes tiveram que responder a 73 questões (do tipo Certo e Errado) sobre as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa - dez questões;
Língua Inglesa - nove questões;
História do Brasil - 11 questões;
História mundial - 11 questões;
Política Internacional - 12 questões;
Geografia - seis questões;
Economia - oito questões;
Direito - seis questões.
A realização da primeira etapa do concurso Diplomata, prevista inicialmente para 2020, foi adiada algumas vezes em função da pandemia da Covid-19. Pelas medidas de restrição em algumas cidades, as provas foram aplicadas em cidades diferentes do determinado em edital.
Os exames previstos para Curitiba, por exemplo, foram aplicados em São José dos Pinhais. No Distrito Federal, os candidatos tiveram que se deslocar até Taguatinga para cumprir com a etapa do concurso.
O Ministério Público Federal (MPF) chegou a expedir uma recomendação ao Iades para que as provas ocorressem nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Porém, ainda assim, a aplicação foi nos locais divulgados pela organização, sob a justificativa das medidas restritivas de algumas capitais.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Para a segunda etapa do concurso Diplomata, serão convocados os 250 candidatos com as melhores pontuações na objetiva. No total, 187 serão de ampla concorrência, 50 negros e 13 pessoas com deficiência.
A fase compreenderá uma prova escrita de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A aplicação, conforme o edital, será nas capitais onde houver candidatos aprovados na objetiva.
No exame escrito de Língua Portuguesa, os concorrentes deverão escrever uma redação sobre tema geral, um resumo e realizar exercício de interpretação, de análise ou de comentário de textos.
Enquanto na prova escrita de Língua Inglesa, os participantes terão que elaborar uma redação sobre tema geral, com extensão de 45 a 50 linhas, traduzir um texto do Inglês para o Português.
Assim como escrever a versão de um texto do Português para o Inglês e elaborar um resumo, em Inglês, de um texto escrito em Língua Inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido.
Por sua vez, a terceira etapa do concurso Diplomata será de exames escritos. Nesse caso, serão cobradas as disciplinas de História do Brasil, Política Internacional; Geografia; Economia; Direito; Língua Espanhola e Língua Francesa.
Os aprovados em todas as fases ainda passarão por curso de formação, no Instituto Rio Branco (IRB), em Brasília.