Concurso Diplomata divulga resultado final da seleção

Também foram publicados os resultados do procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam negros e perícia médica.

Autor:
Publicado em:21/01/2020 às 01:35
Atualizado em:21/01/2020 às 01:35

Foi divulgado o resultado final do concurso Diplomata. A publicação aconteceu nesta terça-feira, dia 21. No mesmo documento foram publicados também  os resultados do procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam negros e perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência.

Veja o documento completo aqui:

 

A perícia médica foi realizada em Brasília/DF e procedimento de heteroidentificação também foi realizadono mesmo local, no dia seguinte.

Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ofertadas devem apresentar os documentos para investidura no cargo. Confira a relação abaixo:

  • documento de indenticação, com foto, que comprove a nacionalidade brasileira;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • CPF;
  • título de eleitor;
  • certidão de quitação da justiça eleitoral;
  • comprovante de conclusão de curso de nível superior;
  • quitação com as obrigações militares (para homens);
  • última declaração de imposto de renda (para isentos, redigir declaração de próprio punho, indicando estar isento de apresentação de imposto de renda).

Os documentos acima deverão ser apresentados junto com cópias autenticadas ou documentos originais acompanhados com cópias simples conferência.

Depois de apresentar os documentos solicitados, os  aprovados serão submetidos ao  curso de formação, que já teve seu regulamento publicado, e terá como finalidade capacitar os profissionais que irão ocupar o cargo de Terceiro-Secretário do Itamaraty.

O curso de formação faz parte do estágio probatório e será realizado em quatros semestres, divididos em dois ciclos, sendo o primeiro com aulas de conteúdos conceituais e profissionalizantes e o segundo com disciplinas profissionalizantes e atividades como viagens de estudos, ações desenvolvidas, estágio profissionalizantes na Secretaria de Estado das Relações Exteriores e programas complementares.

Durante o cursos serão ministradas aulas de idiomas de espanhol, francês e inglês. A aprovação no curso de formação é uma condição para a confirmação no Serviço Exterior Brasileiro.

As respostas aos recursos interpostos contra os resultados divulgados nesta segunda-feiram 21, estarão à disposição a partir de 23 de janeiro, no site do Iades, organizador da seleção.

Diplomatas trabalhando
Resultado final de concurso para Diplomata é divulgado 
(Foto: Divulgação)

Concurso Diplomata oferece 20 vagas

Os aprovados nas etapas do concurso ainda realizarão curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. O concurso para diplomacia deste ano registrou o total de 6.411 candidatos, de acordo com a organização.

A oferta é de 20 vagas para o cargo. Para se inscrever foi preciso ter o ensino superior em qualquer área. A remuneração é de R$19.657,06, incluindo o auxílio-alimentação de R$458. As inscrições ficaram abertas de julho a agosto, pelo portal do Iades.

De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetivas fizeram parte da primeira etapa do concurso Diplomata. A aplicação ocorreu nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Bolsonaro garante concurso Diplomata em 2019 e demais anos do governo

Seleção contou com mais de 6 mil inscritos

Ao todo, o concurso Diplomata teve 6.411 candidatos em busca de uma oportunidade de ingresso no Ministério das Relações Exteriores. Como a oferta é de 20 vagas, a relação de candidato/vaga é de 320,55.

O requisito para ingressar na carreira diplomática é ter ensino superior em qualquer área.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Aprovados terão curso de formação no IRB

Os aprovados ainda irão realizar um curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. Em 2017, o então diretor-geral do IRB, embaixador José Estanislau do Amaral, detalhou os princípios das aulas, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.

"O principal objetivo do curso é aprofundar alguns conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. Além de ensinar outros aspectos como relacionamento com a imprensa e prepará-los, realmente, para a atuação no exterior”, disse o embaixador.