Concursos Diplomata: sai novo regulamento para curso de formação

O Instituto Rio Branco publicou um novo regulamento para o curso de formação dos aprovados no concurso Diplomata 2019

Autor:
Publicado em:09/10/2019 às 10:10
Atualizado em:09/10/2019 às 10:10

Após cinco anos, o Ministério das Relações Exteriores publicou o regulamento do curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco. As novas regras saíram no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 9. Elas já são válidas para os aprovados no concurso Diplomata de 2019.

O curso tem como objetivo a capacitação profissional e avaliação das aptidões e competências dos aprovados no concurso para diplomacia. O primeiro ciclo de aulas terá duração de dois semestres letivos, nos quais serão ministradas disciplinas conceituais e profissionalizantes.

Já no segundo ciclo, de um a dois semestres letivos, as disciplinas terão caráter profissionalizante. Além disso, serão realizadas atividades como viagens de estudos e programas desenvolvidos em cooperação com outras instituições.

Assim como estágios profissionalizantes na Secretaria de Estado das Relações Exteriores ou em postos no exterior. No decorrer do curso, poderão ser utilizados como instrumentos de formação e avaliação: trabalhos, exercícios, preleções, exames, debates em seminários, monografias, treinamentos, viagens de estudo.

Curso de formação de diplomatas é realizado pelo Instituto Rio
Branco, em Brasília (Foto: Divulgação)

 

A participação dos alunos nas atividades é obrigatória, como também nas aulas de Espanhol, Francês e Inglês. O curso de formação integra o conjunto de atividades a serem avaliadas no âmbito do estágio probatório.

A aprovação no curso é, por exemplo, uma confirmação de que o candidato pode atuar no Serviço Exterior Brasileiro. De acordo com o regulamento, serão aprovados no curso os alunos que obtiverem:

  • Aprovação nas disciplinas cursadas;
  • Conceitos satisfatórios em todas as atividades profissionais avaliadas.

O aluno não poderá ficar reprovado em duas disciplinas. A primeira lotação na Secretaria de Estado, uma vez concluído o curso, será dada por classificação especial, na qual haverá ponderação das notas do curso de formação e do concurso Diplomata 2019.

Será concedido o prêmio Rio Branco ao primeiro e ao segundo lugares, sob a forma de medalhas de vermeil e de prata, respectivamente.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
Bolsonaro garante concurso Diplomata em 2019 e demais anos do governo

Concurso Diplomata: provas escritas em outubro

Cerca de 200 aprovados na prova objetiva do concurso Diplomata foram convocados para a segunda etapa: provas escritas de Língua Portuguesa e Inglesa. A banca examinadora dos exames foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, 9.  

A primeira prova será no dia 12 de outubro, às 14h, nas capitais em que houver aprovados na primeira etapa. Os locais de aplicação já estrão disponíveis para consulta pelo site do Iades, banca organizadora. 

No decorrer de cinco horas, os participantes deverão elaborar uma redação de tema geral e responder a dois exercícios de interpretação, análise ou comentário de texto. Haverá ainda avaliação escrita de Língua Inglesa no dia 13 de outubro, às 14h.

Serão cobrados, por exemplo, redação sobre tema geral, tradução do texto do Inglês para o Português, versão de um texto do Português para o Inglês. 

Além de elaboração de um resumo, em Inglês, de um texto escrito em Língua Inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido.

Concurso Diplomata terá outros exames escritos 

Os classificados nas provas objetivas ainda passarão por provas escritas de outras disciplinas. Cada uma terá duração de quatro horas cada e será realizada nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase. As datas serão as seguintes:

  • 18 de outubro de 2019: Prova de História do Brasil, iniciando-se às 9h;
  • 18 de outubro de 2019: Prova de Geografia, iniciando-se às 15h;
  • 19 de outubro de 2019: Prova de Política Internacional, iniciando-se às 9h;
  • 19 de outubro de 2019: Prova de Economia, iniciando-se às 15h;
  • 20 de outubro de 2019: Prova de Direito e Direito Internacional Público, iniciando-se às 9h;
  • 20 de outubro de 2019: Prova de Língua espanhola e Língua francesa, iniciando-se às 15h.

Em julho, foi divulgado o edital do concurso Diplomata com oferta de 20 vagas. A carreira tem como pré-requisito o ensino superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$19.657,06, incluindo o auxílio-alimentação de R$458.

As inscrições ocorreram de julho a agosto, pelo portal do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), banca organizadora. O resultado final está previsto para 17 de dezembro.

A seleção ficará válida por 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Os aprovados nas três etapas do concurso ainda realizarão curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília.

Confira dicas para a prova escrita de Português: [VIDEO id="7353"]