Concurso Diplomata: resultado provisório da segunda fase é publicado

O resultado provisório da segunda fase do concurso Diplomata 2019 foi publicado nesta terça-feira, 17 no Diário Oficial da União. 

Autor:
Publicado em:17/12/2019 às 00:18
Atualizado em:17/12/2019 às 00:18

Como previsto, o resultado provisório da segunda fase do concurso Diplomata 2019 foi publicado nesta terça-feira, 17 no Diário Oficial da União. 

Além do nome do candidato, a lista traz também a nota provisória na redação de língua portuguesa, nota provisória nos exercícios de língua portuguesa, nota provisória na prova escrita de língua portuguesa, nota provisória na redação de língua inglesa, nota provisória nos exercícios de língua inglesa, nota provisória na prova escrita de língua inglesa, nota provisória na prova escrita de história do Brasil, nota provisória na prova escrita de geografia, nota provisória na prova escrita de política internacional, nota provisória na prova escrita de economia, nota provisória na prova escrita de direito e direito internacional público, nota provisória na prova escrita de língua espanhola e língua francesa.

Veja o documento publicado no Diário Oficial da União:

 

Os candidatos poderão ter acesso às provas escritas da Segunda Fase e aos espelhos de avaliação das referidas provas e interpor recurso contra o resultado provisório na Segunda Fase no período entre as 8h desta terça-feira, dia 17 de dezembro e às 23h59min de 19 de dezembro de 2019 pelo site do Iades, organizador da seleção.

Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

Esta etapa do concurso acontece após as provas do certame serem recorrigidas. O problema aconteceu durante a correção das avaliações da segunda etapa do concurso em que, segundo a organização, foram encontradas irregularidades.

Próxima etapa do concuro para Diplomata é a perícia médica
(Foto: Divulgação)


O edital de resultado final na segunda fase e de convocação para a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência e para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no site do Iades, na data provável de 6 de janeiro de 2020.

A perícia médica será realizada em Brasília/DF na data provável de 13 de janeiro de 2020 e procedimento de heteroidentificação será realizado em Brasília/DF no dia seguinte.

Concurso Diplomata oferece 20 vagas

Os aprovados nas etapas do concurso ainda realizarão curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. O concurso para diplomacia deste ano registrou o total de 6.411 candidatos, de acordo com a organização.

A oferta é de 20 vagas para o cargo. Para se inscrever foi preciso ter o ensino superior em qualquer área. A remuneração é de R$19.657,06, incluindo o auxílio-alimentação de R$458. As inscrições ficaram abertas de julho a agosto, pelo portal do Iades.

De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetivas fizeram parte da primeira etapa do concurso Diplomata. A aplicação ocorreu nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Bolsonaro garante concurso Diplomata em 2019 e demais anos do governo

Seleção contou com mais de 6 mil inscritos

Ao todo, o concurso Diplomata teve 6.411 candidatos em busca de uma oportunidade de ingresso no Ministério das Relações Exteriores. Como a oferta é de 20 vagas, a relação de candidato/vaga é de 320,55.

O requisito para ingressar na carreira diplomática é ter ensino superior em qualquer área.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Aprovados terão curso de formação no IRB

Os aprovados ainda irão realizar um curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. Em 2017, o então diretor-geral do IRB, embaixador José Estanislau do Amaral, detalhou os princípios das aulas, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.

"O principal objetivo do curso é aprofundar alguns conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. Além de ensinar outros aspectos como relacionamento com a imprensa e prepará-los, realmente, para a atuação no exterior”, disse o embaixador.