Concurso DNOCS: novo pedido é enviado ao MGI para 180 vagas
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas enviou um novo pedido de concurso DNOCS ao governo para ser autorizado. Saiba os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/05/2024 às 08:00
Atualizado em:13/05/2024 às 09:10
O pedido de um novo concurso DNOCS foi enviado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para ser autorizado. Dessa vez, o órgão pede aval para o preenchimento de 180 vagas.
No documento, acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas não revela os cargos que foram incluídos neste novo pedido.
"Apesar do atual cenário econômico-fiscal restri vo vivenciado pelo nosso País, é premente a autorização para a realização de concurso público para o provimento de 180 (cento e oitenta) cargos com vistas ao fortalecimento da capacidade operacional, melhoria das condições de funcionamento e recomposição do corpo funcional do Departamento, de modo a afastar eventuais prejuízos à sociedade, demandante legítima dos serviços prestados", diz o órgão.
Vale lembrar que, assim como o DNOCS, todos os órgãos federais têm até 31 de maio para enviar seus pedidos de concurso ao Governo Federal.
Para a atual solicitação, o DNOCS não confirma os cargos contemplados.
De acordo com o DNOCS, segundo dados enviados em 2023, o Departamento tinha 568 servidores em seus quadros, distribuídos pelos Estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas e Minas Gerais.
Na ocasião, 76% do servidores do quadro do DNOCS já estavam aptos à aposentadoria. Como não houve aval para concurso no último ano, esse percentual pode ter aumentado.
Pedido de novo concurso para o DNOCS é enviado ao Governo Federal
(Foto: Governo Federal)
Último concurso DNOCS ocorreu há 14 anos
O último concurso para o DNOCS foi realizado em 2010, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). A seleção visava ao provimento de 82 oportunidades.
As vagas ofertavas foram dividsidas entre os seguintes cargos de níveis médio e superior de formação:
Nível superior
administrador: 30 vagas;
contador: 5 vagas;
economista: 5 vagas; e
engenheiro: 6 vagas.
Nível médio
agente administrativo: 36 vagas.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio de provas objetiva e de redação. Foram exigidos conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, além de Conhecimentos Específicos.
De acordo com o edital, os aprovados ficaram responsáveis pelas seguintes atividades na autarquia.
administrador: realizar atividades pertinentes ao controle e acompanhamento dos procedimentos administrativos da instituição.
contador: organizar e controlar as atividades contábeis pertinentes as diversas áreas da instituição
economista: realizar as atividades pertinentes a análise econômica ou financeira necessárias às diversas áreas da instituição.
engenheiro: acompanhar, fiscalizar e executar obras civis e/ou projetos na área civil.
agenteadministrativo: realizar atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário.
Materiais Gratuitos
Saiba mais informações sobre os principais concursos públicos do país, com os nossos materiais gratuitos. Tudo que você precisa saber reunidos em só lugar. Confira!