Concurso DP DF: novo edital é autorizado com vagas de analista
Defensor Público-Geral autoriza a realização de um novo concurso DP DF, com vagas de analista mais cadastro de reserva. Veja todos os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:03/04/2024 às 08:10
Atualizado em:03/04/2024 às 08:50
Foi autorizado um novo concurso DP DF. O aval foi publicado no Diário Oficial e visa ao preenchimento de sete vagas imediatas de analista, além da formação de cadastro de reserva.
Todas as oportunidades serão para analista de apoio à assistência judiciária. No entanto, diversas áreas poderão ser contempladas.
A autorização foi dada pelo defensor público-geral do DF, Celestino Chupel.
Os próximos passos, agora, será a formação de uma comissão organizadora, para iniciar a escolha da banca.
A instituição escolhida ficará responsável pela publicação do edital, recebimento das inscrições e aplicação das etapas.
A carreira de analista da Defensoria do DF tem como exigência o curso superior na área desejada. Os vencimentos iniciais são de R$5.241,22, para jornada de 35 horas. Os contratados atuarão no Distrito Federal.
O edital do último concurso DP DF foi publicado em 2020, mas, após algumas suspensões e cronogramas alterados, a seleção só foi homologada em agosto de 2022.
Portanto, o edital ainda está vigente. O prazo terminará em agosto deste ano, podendo ainda ser prorrogado.
Com o aval para um novo edital, a expectativa é que não ocorra a prorrogação do prazo de validade.
Defensoria Pública do Distrito Federal recebe aval para novo concurso DP DF
(Foto: Divulgação)
O processo de um concurso público é cheio de termos técnicos e específicos. Baixe o e-book gratuito “Dicionário dos concursos” e compreenda exatamente o que está escrito nos editais. Acesse aqui!
Ao todo, os exames contaram com 120 questões de múltipla escolha, sendo divididas por: Conhecimentos Básicos (50) e Especializados (70).
Na primeira parte, foram cobradas as disciplinas de Português, Conhecimentos do Distrito Federal e Legislação.
A duração foi de três horas e meia para concluir a prova objetiva e três horas para a parte discursiva.
Já a prova discursiva, com 50 pontos no total, consistiu em: uma dissertação sobre tema da Atualidade (20 pontos), a ser respondida em até 30 linhas; e três questões (dez pontos cada) de Conhecimentos Especializados, a serem respondidas em até 20 linhas.