O Pará está mesmo com tudo. Além das seleções previstas e já confirmadas pela Seplad, agora a Defensoria Pública do estado poderá divulgar um novo concurso DPE PA para defensor. E o edital já tem previsão.
Na última segunda-feira, 22, o defensor público geral do Pará, João Paulo Lédo, informou pelas redes sociais que recebeu uma nota técnica de planejamento para viabilizar um novo concurso para defensor.
E na mesma publicação, João Lédo também confirma o quantitativo de vagas. Segundo ele, serão dez chances mais cadastro de reserva para a carreira.
Além disso, o defensor-geral do Pará ainda diz que há uma previsão para este edital ser publicado ainda este ano, no primeiro semestre, mais precisamente em 19 de maio.
Veja a publicação completa:
Último concurso de defensor aconteceu há mais de cinco anos
O último edital DPE PA para defensor foi divulgado em 2015, com oferta de 18 vagas iniciais, além de cadastro de reserva que tinha previsão de até duas vezes esse quantitativo.
Para concorrer ao cargo é preciso ter graduação completa em Direito e pelo menos três anos de atividade jurídica. Naquela época, a remuneração inicial era de R$15.663,55 mensais. A seleção contou com reserva de vaga para deficientes.
Os cadastros foram recebidos pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP), organizadora. A taxa cobrada foi de R$240,46, podendo ficar isentos candidatos deficientes, inscritos no CadÚnico e membros de família de baixa renda.
Como os candidatos foram avaliados?
Os concorrentes ao concurso DPE PA de defensor são avaliados por meio de quatro fases, sendo elas a prova objetiva, avaliações prático discursivas, teste oral e exame de títulos.
As disciplinas cobradas são: Direitos Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Agrário, Ambiental, Comercial e Empresarial, Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Previdenciário, Tributário, de Execução Penal, Princípios e Atribuições Funcionais da Defensoria Pública, Direito do Consumidor e Direitos Difusos e Coletivos e Individuais Homogêneos.
Concurso DPE PA tem edital previsto na área de apoio
Além de defensor, a Defensoria Pública do Estado do Pará também tem concurso previsto para a área de apoio. Em setembro, foi confirmado o início de estudos para viabilizar a seleção. O edital deve sair em 2021
As oportunidades serão para cargos de níveis médio e superior, que ainda não foram definidos. Ao que tudo indica, o estudo feito pelo órgão indicará as carreiras de maiores necessidades.
João Paulo Lédo chegou a receber uma equipe de servidores da gerência de Gestão de Pessoas da DPE com o objetivo de debater ideias e ações para aprimorar a comunicação entre os servidores e a instituição.
No encontro, foram apresentadas as diretrizes da gestão e identificados por eles as maiores necessidades atuais da gerência para melhorar os serviços prestados. O defensor destacou a necessidade de um novo concurso público.
João Lédo, na época, destacou que os estudos já foram iniciados para viabilizar a seleção e o novo edital, bem como será feito um redesenho da gestão de estratégias e competências.
“Nossa gestão tem como meta a realização de concurso público para servidores da DPE e para isso já iniciamos estudo de viabilidade. Também é necessário destacar que iremos trabalhar com a regulamentação das atribuições e competências de controle de política institucional. As pessoas são o maior patrimônio da Defensoria Pública é nosso maior desejo é a valorização desses servidores”, pontuou.
A Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!
Por cargo
Por carreira
Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.