Concurso DPE RJ: FGV sugere entrada por grupos em local de prova
O concurso da Defensoria Pública do Rio terá provas no dia 20. Veja orientações para entrada e os locais.
Autor:
Publicado em:16/06/2021 às 17:08
Atualizado em:16/06/2021 às 17:08
O concurso da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro terá provas no próximo domingo, 20, para a carreira de defensor. Visando evitar aglomerações, a banca FGV publicou comunicado sugerindo diferentes horários para entrada dos candidatos.
Os inscritos no concurso da DPE RJ foram divididos em três grupos, conforme sua letra inicial do nome. Veja:
Grupo I: às 11:30 – candidato com iniciais do nome de A a G.
Grupo II: às 12:00 – candidato com iniciais do nome de H a N.
Grupo III: às 12:30 -candidato com iniciais do nome de O a Z.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora e trinta minutos do horário fixado para o seu início.
Segundo o comunicado, a aplicação da prova objetiva foi planejada e organizada em 14 locais de prova, sendo utilizada capacidade reduzida em cada local de prova para garantir o distanciamento adequado entre os candidatos. Os locais já estão disponíveis para consulta.
Além disso, informa que todos os locais possuem ventilação natural, foram vistoriados pela DPE RJ e permanecerão com portas e janelas abertas durante a realização das provas.
Orientações para prevenção de contágio da Covid-19
O documento também traz algumas orientações e informações sobre as medidas tomadas para a prevenção ao contagio da Covid-19. Informa-se que:
O ingresso de candidato(a) no local de realização das provas será condicionado à utilização de máscara de proteção individual que cubra total e simultaneamente boca e nariz, bem como à aferição de temperatura.
O candidato que esteja com temperatura corporal acima de 37,8°C será encaminhado para sala extra.
A máscara poderá ser descartável, de tecido ou de qualquer outro material, desde que se enquadre em modelos padronizados de máscaras de proteção, inclusive os modelos N95, N99, PFF2 e PFF3 sem válvula.
O candidato deverá, durante todo o período de permanência no local, usar a máscara de proteção individual cobrindo nariz e boca simultaneamente. A recusa em utilizar a máscara corretamente implicará a eliminação da prova e a retirada do(a) candidato(a) do local de prova.
Recomenda-se que o(a) candidato(a) compareça munido de álcool em gel, em material transparente, para uso pessoal.
Poderá ser solicitado ao candidato(a) que retire máscara, face shield, luvas e qualquer item de proteção pessoal contra a COVID-19, durante toda a realização do exame, sendo mantida uma distância segura entre o fiscal e o(a) candidato(a) para a vistoria visual.
O concurso DPE RJ é composto por diversas avaliações. Nesta primeira prova, serão cobradas as disciplinas de:
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Princípios Institucionais da Defensoria Pública;
Direito Empresarial;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito de Execução Penal;
Criminologia;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade;
Tutela Coletiva;
Direito da Criança e do Adolescente.
Os classificados ainda serão submetidos a prova escrita específica da Banca I; prova escrita específica da Banca II; prova escrita específica da Banca III; provas orais e provas de títulos, em datas a serem divulgadas.
O regulamento do concurso informa sobre as três bancas examinadoras:
Banca I - Direito Civil, Direito Processual Civil, Tutela Coletiva, Direito Empresarial, Princípios Institucionais da Defensoria Pública;
Banca III – Direito Constitucional, Administrativo, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
O concurso da DPE RJ recebeu um aumento no número de vagas que serão preenchidas. O Conselho Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro aprovou a nova oferta para 40 vagas. Inicialmente, o edital publicado previa 38 oportunidades imediatas para o cargo de defensor.
Para concorrer, é exigido Bacharelado em Direito e experiência prática profissional de, no mínimo, dois anos.
A experiência será verificada, no máximo, até a data da posse, podendo ser antecipada na inscrição definitiva. A remuneração dos defensores públicos substitutos é de R$25.666,87.
De acordo com a própria defensoria, este é o maior concurso da história do órgão. O defensor geral do Estado do Rio, Rodrigo Pacheco informou que foram realizadas 11.247 inscrições. O que representa 6.849 a mais do que na seleção de 2018, quando 4.398 candidatos disputaram as vagas.