Concurso DPE-RJ: sai convocação de classificados para área de apoio
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro publicou a lista de convocados classificados no concurso DPE-RJ para área de apoio.
Autor:
Publicado em:01/11/2019 às 13:01
Atualizado em:01/11/2019 às 13:01
O concurso DPE-RJ 2018 para a área de apoio publicou a lista de convocação dos candidatos classificados. Com homologação divulgada em setembro deste ano, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro ofereceu 27 vagas para cargos de técnico médio, técnico superior jurídico e superior especializado da Defensoria.
Agora, os classificados relacionados nas listagem devem comparecer à Sede da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 314, Castelo, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 3º andar).
Na ocasião, deverão estar munidos dos seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
PIS / PASEP (cartão do PIS, carteira de trabalho ou demais comprovantes), Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
Declaração de União Estável;
Certidão de Nascimento do(s) Filho(s);
CPF do cônjuge ou companheiro(a) (apenas cópia);
CPF do(s) filho(s), se cadastrado(s) (apenas cópia); Título de eleitor;
Comprovante da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral (site do TRE);
Certificado de Reservista;
Declaração de Imposto de Renda relativa ao último exercício fiscal, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal, e, se casado(a), a do cônjuge;
Comprovante de Residência;
Comprovante de Escolaridade exigida para o cargo;
desejável que o candidato portador de diploma de graduação, especialização ou extensão (inferior a 360 horas) apresente a comprovação no ato da entrega das documentações, uma foto 3x4 colorida e recente;
Consulta qualificação cadastral – Ambiente Nacional do eSocial; e
Certidões dos setores de distribuição dos fóruns criminais dos locais em que tenha residido nos últimos cinco anos, das Justiças Federal e Estadual, expedidas, no máximo, há seis meses, respeitado o prazo de validade descrito na própria certidão, quando houver.
Do total de 105 convocados, 48 são para o cargo de técnico médio, 50 para o de técnico superior jurídico e sete para o de superior especializado. O último, teve o seu quantitativo distribuído entre as especialidades de Estatística (dois); Psicologia (um); e Tecnologia da Informação (quatro).
O concurso DPE-RJ tem dois anos de prazo de validade, sendo contados a partir da homologação, com possibilidade de prorrogação por mesmo período. Durante este tempo os aprovados poderão ser chamados, conforme a necessidade do órgão e disposições orçamentárias.
Concurso para área de apoio reuniu mais de 54 mil candidatos
Contudo, mais 11 mil candidatos faltaram à aplicação das provas objetivas, no dia 14 de abril. Neste caso, cerca de 43 mil pessoas realizaram os exames. Os inscritos tiveram até quatro horas para responder de 70 a 90 questões, dependendo do cargo escolhido.
As provas foram realizadas nos municípios do Rio de Janeiro e em Niterói, além de Duque de Caxias, Cabo Frio, Volta Redonda, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaperuna, Macaé, Angra dos Reis e Valença, no Estado do Rio.
Para ser aprovado nas provas de técnico médio e técnico superior jurídico foi preciso acertar, no mínimo, 40% das questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, além de não zerar nenhuma disciplina.
Já no caso de técnico superior especializado foi preciso acertar 40% em Conhecimentos Específicos, 50% do total de questões da prova e não zerar nenhuma disciplina.
As vagas do concurso DPE-RJ estão divididas entre 12 regiões de lotação. A maior parte das inscrições, mais de 30 mil, foram para o município do Rio de Janeiro. Confira os requisitos e oportunidades oferecidas para cada cargo: