Concurso Petrobras: veja os cargos de nível superior previstos

Conheça os cargos de nível superior do concurso Petrobras que poderão ser ofertados no próximo edital. Banca organizadora definida!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:01/11/2024 às 12:14
Atualizado em:01/11/2024 às 15:02

Já está definida a banca organizadora do próximo concurso Petrobras, e, com isso, a publicação de um novo edital está cada vez mais próxima.


Apesar de ainda não ter sido divulgada a lista oficial de cargos, é possível que a nova seleção contemple também oportunidades para cargos de nível superior.


Isso porque a empresa recentemente abriu editais para diferentes áreas e níveis de escolaridade, ampliando seu quadro de profissionais.


Pensando nisso, o Qconcursos Folha Dirigida traz nesta matéria uma análise sobre os cargos de nível superior que têm alta probabilidade de serem incluídos em um próximo concurso, atendendo a diferentes perfis de formação e especialização.

Cargos de nível superior do concurso Petrobras

Em dezembro de 2021, a Petrobras realizou um concurso para preencher 4.537 vagas, sendo 757 imediatas e 3.780 para cadastro de reserva.


Todas as oportunidades foram para o cargo de profissional júnior de nível superior, com diversas especialidades contempladas, sendo elas:

  • Administração;
  • Análise - Comércio e Suprimento;
  • Análise - Transporte Marítimo;
  • Analista de Sistemas - Engenharia de Software;
  • Analista de Sistemas - Infraestrutura;
  • Analista de Sistemas - Processos de Negócio;
  • Ciência de Dados;
  • Economia;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Equipamentos - Elétrica;
  • Engenharia de Equipamentos - Eletrônica;
  • Engenharia de Equipamentos - Inspeção;
  • Engenharia de Equipamentos - Mecânica;
  • Engenharia de Equipamentos - Terminais e Dutos;
  • Engenharia de Petróleo;
  • Engenharia de Processamento;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia de Segurança de Processo;
  • Engenharia de Segurança do Trabalho;
  • Engenharia Naval;
  • Geofísica - Física;
  • Geofísica - Geologia; e
  • Geologia.

Os aprovados foram contratados pelo regime celetista, com ganhos iniciais de R$6.937,43 e uma remuneração mínima garantida de R$11.716,82.


A estatal ainda ofereceu benefícios como previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e garantias educacionais para dependentes, entre outros.


Vale lembrar que a Petrobras também conta com carreiras de outros níveis de escolaridade, como níveis médio e médio/técnico.


Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

Petrobras contrata banca e novo concurso pode ser aberto com diversas vagas

(Foto: Governo Federal)


Concurso Petrobras de nível superior está válido?

Vale destacar que este concurso da Petrobras, destinado a cargos de nível superior, ficou válido até 8 de julho de 2023.


Desta forma, a Petrobras só poderá contar com profissionais de nível superior a partir da realização de um novo concurso público.


+ Novo concurso Petrobras pode ser aberto? Entenda validades!

Como foram as provas de nível superior?

Em 2021, os candidatos do concurso de nível superior da Petrobras foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos, sendo esta última destinada apenas à área de Engenharia de Segurança de Processo.


Organizada pelo Cebraspe, a prova objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e 70 Específicos.


Os candidatos tiveram até quatro horas para a conclusão da prova.


Para ser aprovado, foi necessário obter nota igual ou superior a dez em Conhecimentos Básicos, a 21 na parte Específica e 36 no total das provas.


Novo concurso Petrobras já tem banca definida

Embora ainda não haja uma data prevista para a publicação do edital, um novo concurso Petrobras já tem a banca organizadora escolhida.


A Fundação Cesgranrio ficará encarregada da organização dos próximos editais até julho de 2028. O contrato com a instituição foi formalizado e terá uma vigência de quatro anos.


Qconcursos Folha Dirigida obteve acesso ao documento na seção de Contratos da empresa, que especifica que a banca será responsável pelos "serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados aos processos seletivos".


Em resposta à nossa reportagem, a Petrobras falou sobre a contratação da banca:

"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. (...) O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", dusse a empresa.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Edital do concurso Petrobras deve ser lançado em 2025

Embora a Petrobras ainda não tenha oficializado a realização de um novo concurso público, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida obteve informações de que um estudo para uma nova seleção já está em andamento.


De acordo com fontes, a elaboração de um novo concurso da Petrobras está em fase de planejamento, mas não há uma data definida para o anúncio oficial.


Essas mesmas fontes também apontaram que o concurso não será anunciado neste ano, e as chances de um edital ser divulgado nos próximos meses são mínimas.


Caso os preparativos avancem, a divulgação deverá ocorrer apenas em 2025.


Essa programação é semelhante ao que aconteceu na última parceria entre a Petrobras e a Fundação Cesgranrio para concursos.


No contrato anterior, que esteve em vigor de 2016 a 2021, foram realizados três concursos da Petrobras: dois em 2017 e um em 2018.


Assim, o contrato foi firmado em 2016, mas o primeiro edital só foi publicado no ano seguinte, em 2017, o que pode se repetir no período de 2024/2025.

Clique e saiba mais