Ebserh realizou quase 3 mil contratações em 2023, diz relatório
Com oferta nos Hospitais Federais, o concurso Ebserh realizou quase 3 mil contratações durante o ano de 2023. Veja os dados divulgados pelo MGI.
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:01/05/2024 às 09:00
Atualizado em:02/05/2024 às 09:13
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares lidera a lista de estatais que mais admitiram empregados em 2023. Foram quase 3 mil contratados empossados por meio do concurso Ebserh.
Ao todo, a Ebserh realizou a contratação de 2.943 empregados e pôde ampliar o seu quadro de pessoal. O dado consta em um relatório divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
De acordo com o documento, a realização de novos concursos nas empresas públicas considera a relevência desses empregados para a entrega de serviços qualificados à sociedade.
Foram 10.800 pessoas contratadas e houve a ampliação do quadro de pessoal em mais 1.600 novas vagas no ano de 2023.
Após a Ebserh, o Banco do Brasil e a Petrobras foram outras empresas que se destacaram na lista de mais contratações realizadas no último ano.
Os dados não revelam a quantidade de cargos e a lotação desses empregados.
Concurso da Ebserh teve contratações em 13 das 41 unidades
O atual concurso ficará vigente até março de 2025, mas ainda pode ser prorrogada por mais um ano.
Em resposta, a Ebserh informa que os provimentos são realizados conforme disponibilidade orçamentária, desde que haja autorização do governo.
"As convocações acontecem considerando a disponibilidade orçamentária e de vagas, conforme autorização do Ministério da Economia e obedecendo rigorosamente a ordem de classificação da homologação do resultado”, diz a Ebserh.
É importante frisar que a pasta da Economia foi extinta e, atualmente, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) é responsável por tais atos.
O documento com o novo quantitativo total foi divulgado no Diário Oficial da União. Inclusive, é a terceira portaria que modifica o quadro da Ebserh.
Com base no que for estabelecido anteriormente, o quantitativo do quadro funcional da Ebserh apresentou um pequeno aumento no número de postos.
Agora, o limite de pessoal foi fixado em 69.786 servidores, sendo 67.212 do quadro permanente e 2.574 do quadro transitório, composto por servidores estatutários RJU não substituíveis.
O novo limite de pessoal representou um aumento de 165 vagas no quadro permanente.
Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, reforçou que a Ebserh deseja manter mais regularidade na realização de concursos para efetivos.
Por isso, o prazo de validade do último edital foi reduzido, passando de dois para um ano. Desta forma, a ideia é trabalhar com novos concursos a cada dois anos.
"É o que nós achamos mais adequado pela nossa experiência, para manter o cadastro reserva vigoroso e atrativo. Porque quando nós prolongamos muito a validade, nós temos uma tendência, principalmente dos trabalhadores assistenciais, a se colocarem no mercado e o mercado tende a absorvê-los. Então, se torna cada vez mais difícil uma escolha e opta por se lançar um processo seletivo simplificado (temporários)", disse a direitoria
Luciana revelou ainda, que no final deste ano (2024), a Ebserh já pretende iniciar as tratativas e mapear o concurso para 2025.
"Então estamos fazendo em 2023 e em 2025 já entraremos com uma nova programação", afirmou a gestora.