Concurso Ebserh pode ter vagas de níveis médio e técnico; veja!
Cargos de níveis médio e técnico podem ser contemplados no próximo concurso Ebserh. Veja a lista e os salários!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:01/11/2024 às 16:05
Atualizado em:01/11/2024 às 16:26
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que um novo concurso Ebserh já está autorizado. O número de vagas e as áreas ainda não foram revelados.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) dispõe de cargos assistenciais, administrativos e médicos. A seguir, veja a lista dividida pelos níveis de escolaridade:
Nível médio:
assistente.
Nível técnico:
técnico administrativo;
técnico em enfermagem;
técnico em saúde; e
técnico em radiologia.
Os cargos só serão confirmados com a publicação do edital do concurso.
Os salários iniciais de assistente, de nível médio, são de R$2.965,92 para jornada de trabalho de 40 horas.
Ebserh conta com cargos de níveis médio e técnico
(Foto: GOV BR)
No caso do nível técnico, os valores são variáveis conforme a carga horária. Veja:
De acordo com a portaria assinada pela diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi, a equipe deverá:
conduzir a fase de planejamento da contratação;
elaborar o Estudo Técnico Preliminar (ETP);
elaborar as análises de riscos;
elaborar o Termo de Referência (TR) ou Projeto Básico (PB);
realizar estudo de mercado;
realizar a pesquisa de preços;
realizar análises técnicas;
prestar suporte técnico na fase de seleção de fornecedor;
acompanhar as fases da contratação, atuando na pronta resposta a eventuais esclarecimentos e impugnações durante o certame; e
executar outras atividades necessárias à completa execução da etapa de planejamento da contratação e apoio técnico à seleção do fornecedor.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o concurso Ebserh já está autorizado. As vagas serão para lotação, por exemplo, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC).
No dia 24 de outubro, o Ministério da Educação, por meio da Ebserh, anunciou o investimento de R$227,8 milhões no Complexo Hospitalar da UFC.
A meta é dar continuidade à reforma do prédio da unidade neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) e custear a construção de um novo hospital universitário no Campus do Porangabuçu.
Os valores são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O ministro Camilo Santana assegurou que, para equipar as novas unidades de saúde, um novo concurso público será realizado pela Ebserh.
"Eu posso garantir que vamos ter todos os recursos para a manutenção e o custeio desse novo hospital pela Ebserh, o que para mim é o mais importante, para além de construir ele. Vamos realizar também um concurso público, que já está autorizado, para aumentar as equipes para os serviços que estamos ampliando”, afirmou o ministro.
Novo edital também deverá trazer outras lotações
Além do Ceará, o novo concurso deve ter oferta para outros hospitais universitários federais, geridos pela Ebserh.
De acordo com ele, as vagas serão para o Hospital Universitário de Roraima (antigo Hospital das Clínicas), que passou a ser gerido pela Ebserh.
Serão abertas oportunidades tanto para profissionais da Saúde, como médicos e enfermeiros, como para servidores da área Administrativa.
Geralmente, os concursos da Ebserh são regionalizados, isto é, as vagas são abertas por localidade.
O Brasil tem um total de 51 hospitais universitários federais. Destes, hoje em dia, 45 são vinculados à Rede Ebserh, conforme mapa abaixo:
(Gráfico disponibilizado pela Ebserh)
Assim, o próximo concurso da Ebserh pode contar com vagas para todos esses hospitais universitários federais.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 já prevê as inscrições em novos concursos Ebserh e processos seletivos entre as receitas para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares em 2025.
Essa estimativa no Orçamento pode contribuir para a realização do concurso público.
O último edital do concurso Ebserh foi publicado em outubro de 2023. Foram abertas mais de 600 oportunidades distribuídas pelas unidades hospitalares e a Administração Central da Rede Ebserh.
No ato da inscrição, foi preciso elencar a opção de unidade por microrregião, além da cidade e estado para a realização das provas.
As mais de 600 vagas foram divididas da seguinte maneira entre as áreas:
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, contendo 60 questões (quadro Assistencial e Médico) e 50 questões (quadro Administrativo). Os conteúdos foram sobre disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Último concurso Ebserh tem validade até março de 2025
O último concurso da Ebserh terá validade até 1º de março de 2025. A empresa poderá prorrogar o prazo de validade por mais um ano, em caso de necessidade e decisão da Administração.
Em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, concedida em outubro de 2023, a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, disse que a proposta é ter um cadastro de aprovados sempre renovado.
Por essa razão, a empresa passou a incluir em seus editais o prazo de validade de um ano, ao invés de dois.
"É o que nós achamos mais adequado pela nossa experiência, para manter o cadastro reserva vigoroso e atrativo. Porque quando nós prolongamos muito a validade, nós temos uma tendência, principalmente dos trabalhadores assistenciais, a se colocarem no mercado e o mercado tende a absorvê-los. Então, se torna cada vez mais difícil uma escolha e opta por se lançar um processo seletivo simplificado (temporários)", disse a diretora.
Não há impedimento para a abertura de um novo concurso, tendo um edital válido. Entretanto, a empresa deve convocar todos os aprovados na seleção anterior antes de iniciar as chamadas do novo processo.
A diretora Luciana também mencionou a proposta de realizar concursos Ebserh a cada dois anos. Ela já tinha adiantado sobre a possibilidade de um novo edital em 2025.
"Em 2025 já entraremos com uma nova programação", afirmou.
Seguindo o que a diretora falou, a Ebserh já formou uma equipe de planejamento de contratação visando um novo concurso.
No vídeo abaixo, confira a entrevista completa com a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, concedida em 2023: